domingo, 24 de novembro de 2019

Fahrenheit 451 - Ray Bradbury


É um romance distópico escrito após a Segunda Guerra Mundial. Antes de mais nada, para alguns é necessário descrever o que é distopia:

Em Filosofia, através da mesma raiz etimológica surge o termo distopia (ou antiutopia) como o oposto de utopia. A distopia é um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro.
Alguns traços característicos da sociedade distópica são: poder político totalitário, mantido por uma minoria; privação extrema e desespero de um povo que tende a se tornar corruptível. https://www.significados.com.br/distopia/
Guy Montag é um bombeiro que trabalha com fogo. Ele não combate o fogo. Ele queima qualquer evidência de livros. Nessa sociedade distópica, é proibida a circulação ou leitura de livros. Os meios de comunicação, em especial a TV, manipulam o pensamento, o consumo e a dependência tecnológica. A sociedade está alienada e anestesiada, porém satisfeita. Os incomodados com o sistema, são perseguidos e impedidos de se rebelar contra o status quo. Um povo instruído é um povo em condição de se rebelar contra o sistema. Nesse contexto que Guy vai soltando as amarras após o contato com Clarisse. Escrito como crítica ao pensamento suprimido, o autor também afirmou certa vez ter escrito como crítica a televisão que destrói o interesse pela leitura. Sendo assim, poderia ser considerado como uma metáfora aos dias atuais.