domingo, 24 de novembro de 2019

Olhar a África - Regina Claro

O livro oferece 12 capítulos\oficinas que têm como objetivo estimular o estudo da África através da utilização de imagens. Diante de uma ausência de estudos sobre a África e os afrodescendentes, a autora percorre o longo caminho que articula as pinturas rupestres às produções artísticas africanas contemporâneas. 

A visão eurocêntrica acerca da África criou uma série de estereótipos que dificultou a construção de uma identidade positiva sobre os africanos e permitiu a profusão de ideias equivocadas. O conhecimento da História da África é condição para o entendimento da formação da sociedade brasileira. Há muito reducionismo que ignora ou oculta as contribuições africanas na sociedade brasileira, fato que está sendo mudado aos poucos desde 2002 com a lei federal 10.639 (torna obrigatório o ensino da História da África e da cultura afro-brasileira do ensino fundamental ao médio). 

É certo que a imagem não ilustra e nem reproduz a realidade, ela a constrói a partir de uma linguagem própria que é produzida num dado contexto histórico. Para análise da imagem, os professores (mediadores), estimulam os alunos a investigarem por meio da problematização das imagens estudadas (sondagem, descrição, análise, interpretação, contextualização, fechamento do trabalho). Excelente material!