terça-feira, 28 de junho de 2011

Boadicea - A Rainha Celta



Muita! Muita! Muita dificuldade para compôr minha personalidade. Mas, faço questão que seja essa rainha pela falta de conhecimento dos alunos em relação à ela. Cansada de fantasias de grega, grega, grega (apesar que pensei em ir amanhã de Clio, a musa da História). Não está fácil conseguir a tinta para fazer esses desenhos no braço, mas #oremos
Acho que nessa imagem até parece comigo. Criatividade Sally Barroso! 


Para quem não conhece, lá vai um pequeno trecho:


Boudicca,conhecida pelos romanos por Boadicea,nasceu por volta do ano 30 a.C.Não se sabe muito da sua origem e pensa-se que ela tenha se chamado Boudiga,como a Deusa Celta da Vitória. Boudicca era rainha dos Icenos,uma tribo dos Celtas,onde é,  hoje, Norfolk e Sulfolk. Era casada com o rei Prasutagus e tinha duas filhas. Depois da morte do marido, por volta de 60-61a.C, sucederam ataques surpresa dos romanos aos Icenos e ela, própria, junto com as filhas foram barbaramente torturadas, por não se submeterem ao jugo da poderosa Roma. Boudicca foi desnudada e espancada em público, enquanto as suas filhas eram estupradas pelos soldados romanos. 
O Imperador Nero, ordenou que confiscassem as terras, bens e levassem pessoas como escravos,para Roma. Nasce da sua raiva e ódio a corajosa e lendária guerreira, que uniu as várias tribos (que constantemente lutavam entre si) numa luta comum, contra os romanos. Liderou uma rebelião de 100 mil, ou mais homens, aterrorizando os romanos, que não compreendiam a maneira deles lutarem. Ficavam surpreendidos ao verem as mulheres Celtas lutando ao lado dos homens e possuírem indistintas forças e honra. 
Soltavam horrendos gritos e usavam machados e espadas, lançando-se contra seus oponentes corajosamente. E por ser uma mulher a Líder, Roma e sentiu-se duplamente ultrajada. O primeiro ataque foi em Camulodunum (Colchester), durando a batalha alguns dias,de modo que alguns romanos fugiram para Londinium (Londres). Gaius Suetonius Paulinus, o governador da Britania , ao saber da chegada da rainha, fugiu com a sua Legião e aqueles que lhe serviam, deixando os outros para trás. Em Londinium os veteranos romanos, agora agricultores e pastores, estavam, completamente, despreparados, para conter o ataque de Boudicca. 
A cidade foi arrasada,incendiada e seus habitantes foram mortos violentamente. Boudicca marcha para Verulamium(St.Albans), uma cidade simpatizante das leis romanas. A povoação ao saber do ataque, foge e os que,teimosamente,restam são mortos pelos Icenos e a cidade destruída. Suetonius regrupa suas hordes, em West Midlands e enfrenta a rainha na derradeira Batalha em Watling Street. Pequenas rebeliões continuaram ainda. Tradicionalmente afirma-se que ela sobreviveu á grande batalha e envenenou-se em casa. Cassius Dio narra que os Celtas fizeram um enorme enterro,digno de uma heroína. Sua estátua está junto ao Big Ben.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/498182-boudicca-rainha-dos-icenos/#ixzz1QaAGPP4j





Além desse vídeo da cantora celta Enya, indico também o filme A rainha da Era de Bronze




Nem sei se poderia contar o personagem antes do dia, mas enfim, affs! Já foi.