quinta-feira, 30 de junho de 2011

Templo da Boa Vontade


Hoje, os alunos participaram de uma visita pedagógica ao Templo da Boa Vontade, fundada em 1989 e que desde então promove o Ecumenismo Irrestrito. A visita que seria apenas para os alunos do 6º ano e depois 8ª série, acabou se estendendo para todas as séries do Fundamental II. Aproveitando a visita ao Templo visitaram o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, que tem o objetivo de servir como fórum para debates, conferências de vários tipos de assuntos e nações.

Por possuir vários objetos de outras culturas, como por exemplo, a dos Povos Antigos e dos Orientais, alguns alunos acreditavam ser objetos do mal. Acredito que aí entra o maior objetivo da visita, afinal o ecumenismo deve ser praticado desde cedo, principalmente para se evitar o fundamentalista que na História causou e ainda causa guerras e mortes. 



O que é diferente, deve ser respeitado, e não se pode julgar o que não se conhece. Casando o meu tema, cultura dos Povos Antigos, também foi trabalhado Estética e Pirâmides para os alunos da 8ª série (Filosofia/Marcus e Artes/Gerson). Já os alunos das 6ªs séries, puderam verificar a diversidade de crenças e formas de expressá-las, pois estamos estudando nesse momento os confrontos que surgiram a partir da Reforma Protestante. Infelizmente, esses confrontos ainda existem. Sobra fundamentalismo e falta ecumenismo. 

Para as 7ªs, obras barrocas (exemplo a escultura Daniel na cova dos leões dentro da nave onde havia o espiral) e renascentistas espalhadas pelo Templo e água direto da fonte. 



Eu amo visitar o Templo, pois ali há várias esculturas de diversos povos que cito em sala de aula. Mas, a que mais me chamou atenção na primeira vez que fui ao Templo foi a "Toda mãe é um anjo". Esteticamente falando, fiquei passada, pois primeiramente analisamos uma obra com a emoção. "Anja? Anjo? Grávida?" Então, fui analisar a obra pela razão e conhecer a intenção do artista e ator Guilherme Karan (de comédia principalmente). Após um assalto que acabou na morte do motorista ele entrou em depressão. Convencido a ir ao Templo, caminhou pelo espiral que os alunos conheceram hoje, sentiu-se muito melhor. Achei interessante essa conciliação da obra, mãe e anjo. Esteticamente pude então analisar a obra. 

Para maiores informações sobre o Templo e demais ações da Legião da Boa Vontade www.boavontade.com