quarta-feira, 22 de junho de 2011

As nove musas




O culto das Musas originou-se numa região próxima ao Olimpo. Das encostas desciam vários córregos produzindo sons que sugeriam uma música natural, levando a crer que a montanha era habitada por deusas. Elas eram deusas da música e formavam um maravilhoso coro feminino.
 
Diz o mito que Zeus, vencendo a batalha contra os Titãs, após colocar todas as coisas em ordem, celebrou seu casamento e perguntou às divindades do Olimpo se a criação estava completa ou se ainda faltava alguma coisa. Os deuses lhe pediram para criar alguns seres divinos para louvar seus grandes feitos e o  universo. Zeus então esteve com Mnemósine, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, um ano depois, Mnemósine deu à luz nove filhas em um lugar próximo ao monte Olimpo. Ali elas foram criadas pelo caçador Croto, que depois da morte foi levado para o céu, até aconstelação de Sagitário.
 
As musas viviam em lugares próximos a fontes e riachos, Nesses locais dançavam e cantavam, acompanhadas pela lira de Apolo. O coro das musas tornou o seu lugar de nascimento um santuário e um local de danças especiais. Elas também freqüentavam o Monte Hélicon, cujas fontes, tinham o poder de conferir inspiração poética a quem bebesse de suas águas. Ao lado dessas fontes, as Musas faziam graciosos movimentos de dança e cantavam com suas vozes cristalinas.
 
Com o tempo, foram conferidos atributos a cada uma das nove musas: Clio - história, Euterpe - música, Talia - comédia, Malpômene - tragédia, Polímnia - retórica, Érato - poesia, Calíope - épica,Urânia - astronomia, Terpsícore - dança.
 
É interessante notar que  os deuses não estavam satisfeitos apenas com a existência da vida e a nova ordem do mundo estabelecida por Zeus. Pediram que as Musas fossem criadas para dar ressonância a essa existência. Isso nos mostra que não basta a criação, ela deve ser louvada. Assim também no plano humano, não basta viver, mas é preciso celebrar a vida.


Clio, a musa grega da História. 


Fonte: http://www.spacosolaberto.com.br/ver_artigo.php?id=43