quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FTB - Faculdade da Terra/DF


Muito triste a situação da Instituição de Ensino onde me formei e tive aulas com ótimos professores, além de crescimento acadêmico, viagens, palestras, oficinas, semanas acadêmicas ... e me pergunto "como chegou a esse ponto?". Lamentável. Espero que dê tudo certo na transferência dos alunos matriculados. Segue mais abaixo da notícia, o email da colega Alyne Urani que está acompanhando de perto a situação. (Sally Barroso)

Em crise, FTB terá que transferir seus alunos

MEC descredencia Faculdade da Terra
Autor(es): Leilane Menezes
Correio Braziliense - 02/02/2011

MEC descredencia a Faculdade da Terra de Brasília por irregularidades. Haverá o monitoramento das matrículas dos 1,2 mil estudantes em outras instituições.

Irismar (E), Cristina, Joseilda e Flávia temem não conseguir os documentos necessários para a transferência
Representantes do Ministério da Educação (MEC) começam hoje a acompanhar o processo de transferência dos 1,2 mil alunos da Faculdade da Terra de Brasília (FTB) para outras instituições de ensino superior. O descredenciamento do centro educacional foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira. O órgão federal tomou a decisão depois de investigar por mais de um ano irregularidades como funcionamento precário, ação de despejo do câmpus e desequilíbrio financeiro. O MEC também determinou que a FTB preste contas sobre as transferências em, no máximo, 10 dias.
Mesmo sob suspeita de interdição, a faculdade, que funcionava no Recanto das Emas há mais de 10 anos, renovou as matrículas dos estudantes. Muitos pagaram até a parcela de fevereiro. Agora, alunos temem não conseguir os documentos necessários para se matricularem em outras faculdades ainda neste semestre. “Na FTB, deram só um papel para a gente preencher dizendo os documentos de que precisamos para ir a outra faculdade. Pediram 15 dias de prazo. Outras faculdades vão esperar, para a gente poder se matricular. Se não fosse essa compreensão, não sei como seria”, reclamou o estudante do 3º semestre de história Adão Ribeiro, 22 anos, morador do Recanto das Emas.
Adão trabalha como vigilante durante o dia e estuda à noite. “É difícil investir dinheiro nos estudos e ter esse tipo de surpresa”, lamentou. Outras centenas de alunos encontram-se na mesma situação. A manicure Joseilda Alves, 32, estudante de pedagogia, matriculada no 4º semestre, pretende iniciar um processo judicial contra a faculdade para receber as mensalidades de 2011 de volta.
“Fui ao fórum, mas eles precisam de alguns documentos. Na FTB, só consegui meu histórico, por enquanto. Amanhã (hoje) irei até lá novamente”, queixou-se. As colegas de classe de Joseilda têm o mesmo objetivo. “Nós sofremos uma pressão muito grande da direção da faculdade para pagarmos essas mensalidades. Eles disseram que só quem pagasse ia ser transferido”, denunciou Joseilda, que também já fez uma reclamação ao Procon.
Dúvidas não faltam. “A FTB cobrou o mês de fevereiro. Quero saber o que vai acontecer. Se esse boleto vai sujar meu nome. Nossos documentos ficaram presos. Quem vai entregar?”, questionou Irismar Rodrigues, 30 anos, aluna de pedagogia.
Para garantir que os estudantes não sejam ainda mais lesados, o MEC criou uma comissão técnica para acompanhar o processo. O Ministério, porém, ressalta na publicação do Diário Oficial da União que a responsabilidade por essa transição é da FTB. Com a decisão, a faculdade foi obrigada a encerrar 11 cursos: administração, agronomia, ciências biológicas, engenharia, engenharia de alimentos, história, letras, matemática, veterinária, pedagogia e zootecnia.
Estudantes e sindicatos acusam a instituição de agir de má-fé. O presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep/DF), Rodrigo de Paula, estende a responsabilidade ao Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, a pasta é sistematicamente avisada pelo Sinproep dos problemas enfrentados nas faculdades.
Antes mesmo da renovação das matrículas, a instituição teria demitido 104 professores com o argumento de que iria recompor o quadro. Além disso, pelo menos 80 docentes demitidos alegam não ter recebido seus direitos trabalhistas. Mesmo com o fechamento da FTB, um inquérito para investigar denúncias de venda de diplomas e má administração, mostradas em 2010 pelo Correio, continua em andamento na Polícia Federal. A reportagem tentou entrar em contato com a direção da FTB, mas ninguém atendeu.

PALAVRA DE ESPECIALISTA
Justiça é o caminho
“As pessoas não devem esperar uma solução do MEC ou da faculdade. O primeiro caminho é buscar uma nova escola e rescindir o contrato, que não poderá ser cumprido por conta do descredenciamento. Em seguida, buscar indenizações na Justiça, por conta dos prejuízos morais e materiais. Fica a questão no ar: o MEC e as outras faculdades vão reconhecer os créditos das disciplinas já cursadas? Se o aluno perder créditos ou atrasar a formatura, ele poder ter direito a indenização. Esse processo talvez não fosse necessário se a faculdade estivesse de boa-fé. Porque, nesse caso, a instituição teria comunicado o processo de fechamento aos alunos com antecedência e oferecido outras opções para a transferência, com mensalidades semelhantes”
Rodrigo Daniel dos Santos, consultor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec).



Olá Colegas da extinta FTB,
Boa Tarde,


Como muitos ja devem ter visto na tv, na internet, as Faculdades Integradas da Terra de Brasília, foi descredenciada pelo M.E.C. para muitos isso ja era esperado, bom sem muito lugar pra onde correr temos que esperar pelo M.E.C. e pela própria FTB, estou enviando esse e-mail para manter todos informados, pois sei que é dificil ficar indo na FTB e tudo mais, Nessa quarta-feira o M.E.C esteve no campus II da FTB, pois a mesma ja foi despejada do campus I, para fazer uma analise de documentos, fazer exatamente uma analise técnica de transferências e diplomas, digamos que a situação de quem ja se formou e ja colou grau está um pouco mais branda, pois a FTB é obrigada por lei entregar nossos diplomas, peço a todos pra ja irem levantando documentação, comprovante de que esturaram lá e principalmente comprovante de que se formaram, pois vai lá saber se depois de tanta crise e tanta mudaça de gestão, alguns documentos desapareceram, eu ja peguei até um comprovante de quitação, ou seja, não devo nada de mensalidades e tudo mais... pois particularmente da FTB eu espero tudo.
Saiu no correioweb que nessa sexta-feira dia 04/02 haverá uma reunião as 09hr no campus I da FTB, sinceramente não sei exatamente o conteudo dessa reunião, se abrange ex-alunos, pelo que ja foi dito parece que vai tratar sobre as tranferencias, mas não tenho certeza, na mesma sexta-feira as 16hr haverá no M.E.C. uma reunião com alunos ja escalados, onde o M.E.C. dará o posicionamento que será tomado em relação a alunos e ex-alunos.
Eu estarei nas duas reuniões, pois precisamos estar presentes e mostrar que nos importamos com nosso futuro.
Manterei na medida do possivel todos informados.
Até breve....


Atenciosamente, Alyne Urani
(Se alguém quiser entrar em contato com a mesma, favor mandar um email para alyneurani@gmail.com)