quinta-feira, 3 de março de 2016

O eclipse da Graça Philip Yancey

O motivo principal para Philip Yancey escrever Eclipse da Graça: onde foi parar a Boa Nova do Cristianismo? foi a preocupação de que a igreja está falhando em sua missão de ministrar a graça a um mundo sedento dela. Atualmente, as igrejas estão como a fala de John Updike (A Month of Sundays): "Em geral as igrejas (...) tinham para mim a mesma relação com Deus que um outdoor com a coca-cola, promovia a sede sem saciá-la".


Após ver os resultados de levantamentos feitos pelo grupo de pesquisa George Barna, o autor quis explorar o que causou um sentimento hostil em relação aos cristãos. Participando de um grupo de leituras com participantes diversos e de várias experiências, Yancey registrou algumas pistas dos possíveis motivos para a hostilidade em relação aos cristãos:


"Os cristãos parecem uma legião de polícia moral determinada a impor aos outros a sua concepção de comportamento correto; fontes primárias de fanatismos e guerras; condenam comportamentos que praticam; falta de diálogo ou interação com os grupos seculares; parecem mais ministradores da culpa que ministradores da graça; o envolvimento do cristão com a política e os escândalos advindos de tal interação".


Para trabalhar o tema "a graça em extinção" o autor dividiu a obra em quatro partes:
- Um mundo com sede: a visão do leigo sobre o cristão;
- Ministradores da Graça: como poderíamos melhorar-nos como cristãos, fixando-nos em três grupos, peregrinos, ativistas e artistas;
- É de fato uma Boa Nova: E se for, como se sustentar à luz de alternativas oferecidas pela ciência, pela New Age e por outras crenças; e 
- Fé e cultura: o confuso papel do cristão num mundo plural. 


É um livro para quem decide rever seu papel como cristão. Com seu estilo singular, Yancey cita vários autores e experiências, o que enriquece muito mais a leitura. Indico.