quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Meditações para Maltrapilhos




Esse livro chegou no momento certo na minha vida. É um apanhado de textos retirados de conferências, palestras, devocionais e alguns livros do autor Brennan Manning (Richard Francis Xavier). Abro um parêntese para também indicar dele as obras: A assinatura de Jesus, O impostor que vive em mim, Colcha de retalho e o seu livro mais conhecido, O Evangelho maltrapilho. Meditações para maltrapilhos é um devocionário, mas eu não segui uma leitura por dia, e acrescento que é o tipo de livro que você pode reler sempre. 

Sem reservas, fala sobre a prontidão do autor em viver o martírio por Cristo, que não seria necessariamente morrer, mas para viver para Ele um dia de cada vez. Além dos seus textos, ele também cita várias frases de outros, o que só acrescenta o nosso devocional.

Santo não é aquele que é bom, mas o que experimenta a bondade de Deus. Thomas Merton

Por que devemos nos portar como Atlas cristãos, carregando o mundo inteiro sobre os ombros, tentando merecer o amor de Deus? (Eu a amei com amor eterno, com amor leal a atraí. Jeremias 31:3). Fé, significa desejar mais intimidade com Jesus Cristo. Se é para nossa fé ser criticada, que seja pelas razões corretas. 

Jesus não pediu que confiássemos em Deus, ele ordenou. Achamos, no entanto, que a confiança amenizará a confusão, amortecerá a dor, remirá os tempos. Hebreus 11 testifica que não é assim. Nossa confiança não ameniza o caos. Quando tudo o mais é impreciso, o âmago da confiança diz: Nas tuas mãos entrego o meu espírito. 

O maior obstáculo na vida de oração foram as expectativas (Padre Frank Miles)

A cruz é tanto um símbolo da nossa salvação quanto o padrão para a nossa vida.

Talvez por isso que as únicas quatro vezes que "seja feito a tua vontade" ocorre no Novo Testamento são no contexto de martírio. Quanto mais velho eu fico, mas percebo a verdade do adágio: "É mais fácil morrer por Cristo que viver para Ele".

A cruz de Jesus sempre permanecerá um escândalo e uma tolice para discípulos exigentes que buscam um salvador triunfante e um evangelho da prosperidade.

A vida de um cristão não é a imitação de um herói morto.

O Deus do cristão legalista, por outro lado, é com frequência imprevisível, errático e capaz de toda sorte de preconceito.

Você não compreende que discipulado não significa estar certo, ser perfeito ou eficiente? Diz respeito à maneira que as pessoas vivem umas com as outras

E a reação divina de surpresa, naturalmente, é que amar-nos liberta-nos para amar o outro.