quinta-feira, 30 de abril de 2015

Admirável Mundo Novo - Diário Literário

23/2015 Publicado em 1932, narra uma fábula futurista onde as pessoas são preparadas biologicamente em provetas e nesse ato separadas por condições físicas, sociais e intelectuais. Também são condicionadas na mesma condição a aceitarem a divisão na qual estão inseridas como natural (no topo da pirâmide os alfas e abaixo os ipsilons). Até mesmo a morte é vista como natural pelo processo de pré-condicionamento e o sofrimento pela perca visto como escandaloso. 
O ano é 634 d.F (depois de Ford). Todos são "protegidos" (dirigidos) pelo estado totalitário. Crime nessa sociedade é tudo aquilo que tira a mesma do seu objetivo, a estabilidade social para o bem de todos. Monogamia, família, relacionamentos afetivos duradouros, isolamento são exemplos do que não é visto com bons olhos pela sociedade "civilizada". 
Para lidar com as emoções e realidades não possíveis de enfrentamento é distribuído às classes sociais a (ração no caso dos operários) dose diária do chamado "soma". Sem ele a sociedade pode entrar em colapso social pela instabilidade gerada. Também existem doses para a atividade sexual e as mulheres praticam exercícios malthusianos para a não procriação.
O que chamamos de promíscuo, na civilização é obrigatório. Ninguém é de ninguém, não há fidelidade e todos pertencem a todos. Lembrando que não há a procriação natural. Religião não existe e ninguém conhece o livro preto por nome Bíblia, a não ser o Administrador. Nem livros antigos, como Otelo de Shakespeare. 
Só que para toda regra há uma exceção, no mundo civilizado podemos citar Bernard Marx. Não adepto ao uso da soma, parece à primeira vista uma intelectual introvertido e melancólico. Pertencente à classe dos alfas, os demais acreditam na possibilidade da presença de álcool em seu condicionamento biológico. Em uma visita à Reserva Selvagem com Linda, acaba levando ao mundo civilizado um "selvagem". 
Então, podemos dividir o livro na parte que descreve o mundo civilizado e na parte que descreve o impacto do selvagem nela. A mesma a princípio causou-lhe grande admiração a ponto de chamá-la de Admirável Mundo Novo. Indico pelas ótimas reflexões e conciliações históricas que o autor nos permite. Muito bom.