segunda-feira, 30 de março de 2015

Diário Literário



18/2015 Temperamento forte e bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor

Diogo Lara é médico psiquiatra e pesquisador em neurociências, área em que se realizou seu doutorado. O que diferencia o livro do médico para os demais é que esse aborda as qualidades do bipolar e não apenas as fases de mania ou depressão. Mesmo havendo uma divergência entre os psiquiatras no termo "espectro" para ele há pessoas que fazem parte do "espectro bipolar e que apresentam alterações de humor, frequentemente associadas a um temperamento forte. 
Variações como euforia, agitação, aumento de energia, agressividade, explosividade, impulsividade, aumento de riscos e gastos, distrações, entre outros sintomas do pólo positivos, que se alternam com apatia, desânimo, tristeza, ansiedade e falta de prazer do pólo negativo ou depressivo. Eis a bipolaridade. (Em caso de identificação procure um especialista e não faça diagnósticos precipitados). 
O autor aborda os conceitos de temperamento e humor, bipolaridade (espectros e níveis), mecanismos de defesa e ataque, exemplos de pessoas com temperamento forte sem transtorno de humor, do temperamento ao transtorno de humor, bipolares leves, identificação do transtorno de humor, como lidar com a bipolaridade, pessoas famosas com bipolaridade e com toda a tecnologia se vivemos em uma e buscadora de novidade e bipolar. Super indico. Linguagem acessível.