terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Três Amores - Resenhando


Hoje, logo cedo tive a incumbência de auxiliar a filha da minha colega de trabalho Flávia na interpretação e compreensão dos Escritos Juvenis - Três Amores. Eu, que sou meio que contra a modificação de clássicos em HQ (histórias em quadrinhos) e readaptações, confesso que fiquei APAIXONADA. A autora desconhecida por mim, Marcia Kupstas, adaptou os dois primeiros clássicos e de certa forma o terceiro de sua autoria é o resultado de ambos. A leitura dela é voltada para os jovens e achei tudo muito válido. Marcia escreve que sempre foi apaixonada pelo livro "O morro dos ventos uivantes" e que também escolheu "Romeu e Julieta" por ser impossível falar de amor e juventude sem citá-lo. Ambos foram reescritos por ela e eu achei, repito, super VÁLIDOOO! 

Bom, de forma breve vou resumir os três primeiros livros, pois no livros "Três amores" é bem resumido também. Romeu e Julieta é um clássico inglês de Shakespeare, na verdade uma readaptação do autor, pois existem várias readaptações do mesmo. Trata sobre a discórdia das famílias Capuletos e Montecchios. Julieta faz parte da primeira e se apaixona por Romeu que participa de uma festa da família rival sem o conhecimento do clã. Romeu acaba matando um primo de Julieta, é expulso pelo Príncipe, os adolescentes se casam (na época se casava bem jovem) escondido, mas o pai da moça  arranja um casamento para ela com Páris contra a sua vontade. Com a ajuda do padre ela toma um falso veneno, porém não conseguem avisar a Romeu. Ele se envenena e quando desperta Julieta, faz o mesmo. 

O morro dos ventos uivantes é uma história de amor não correspondido e vingança. O sr. Earnshaw, dono da fazenda do morro dos Ventos Uivantes adota o órfão de rua, Heathcliff e pede para que seja tratado como da família. Só que ele já tem dois filhos, Hindley e Catherine. O mais velho, simplesmente odeia o adotado e Catherine da mesma idade cria por ele amizade e um amor que cresce com o tempo. Com a morte do pai deles, Hindley passa a tratar Heathcliff como trabalhador braçal e não permite que ele estude e seja adaptável à sociedade. Catherine não casa com ele, como explico mais pra frente, e se casa com Edgar Linton, parte de uma família abastada. Heathcliff, após a rejeição vai embora e reaparece com condições, e com muita sede de vingança. Ele simplesmente tem uma obsessão e Catherine não fica muito atrás. Não vou dar spoiler, mas é o limbo entre amor e ódio. 

Em  "O amor em dez minutos". Thomaz é um jovem que ainda não chegou aos 21 anos. Logo depende juridicamente dos pais e os mesmos sempre deram certo jeito para suas irresponsabilidades desde os treze anos de idade. Usuário de droga a partir dessa idade, Thomaz não tem nenhuma perspectiva de vida, mesmo sendo bom músico. Então, aparece Rute, a secretária do lar, que num dia faxina no quarto de Thomaz o aconselha a largar as drogas e aí por diante. Eles se apaixonam. A mãe de Thomaz que nunca deu muita atenção ao filho o interna quando fica sabendo do romance do filho com a doméstica. Então, em dez minutos no local de internação, pois no local eles só têm esse tempo para contar algo, Thomaz conta sua história de amor. Então vamos às conciliações, onde espero ajudar minha coleguinha de leitura.

Nos três romances a questão de status é muito óbvia. Em Romeu e Julieta, o pai de Julieta combina seu casamento com Páris: "Quanta futilidade. Desde menina, eu a desejei casada. E bem casada". Nota-se que no caso da adolescente Julieta, ela tem a coragem de ir até às vias de fato para não se casar com Páris e ficar com Romeu. No caso do "Os morros dos ventos uivantes" devido o peso da sociedade, Catherine não tem a mesma força de Julieta e afirma que não se casaria com Heathcliff pois o mesmo "não é um cavaleiro e casar com ele estragaria sua reputação e status na sociedade". Já no "O amor em dez minutos", os filhos (dois irmãos que são bem sucedidos e Thomaz) cresceram ouvindo a palavra " vocês devem ter sogros apropriados" como destino de vida. 

Se no segundo romance o amor se torna obsessivo e vingativo, no terceiro ele resiste a tudo. Percebemos que o amor é mais importante que as imposições da sociedade. Não há um distanciamento como de Heathcliff e Catherine  e nem maus-tratos:

"Não me tortures até eu ficar tão louco como tu - gritou ele, libertando-se, e rangendo os dentes de raiva" (Quero deixar aqui a minha observação que escrevo mais com a visão do livro completo do que com a readaptação da autora de Três Amores. Achei mais válido). Marcia teve uma missão e tanto em readaptar a obra de Emily Bronty, pois ela é visceral demais e poucos a compreendem. Claro, Freud sempre explica:

"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações."

As três obras falam de amor, juventude, status, sociedade e vale ressaltar que estamos falando de épocas distintas, onde o leitor pode analisar comportamentos. Para às três famílias fica a permanência da preocupação em não criar vínculos com pessoas de situações financeiras inferiores. Julieta, ao decidir tomar o falso veneno em nome do amor (até utópico, infantil, mas vale lembrar que ela já havia se casado escondido com Romeu e não queria a bigamia. Não deixa de ser uma atitude válida e ambos os jovens queriam a união das famílias.) o faz com o desejo "de ser a vitória do amor sobre a morte, da tragédia e do destino". 

Para Thomaz, conhecedor das loucuras provocadas pelas drogas, e a ausência da presença familiar que o nutre apenas de forma financeira, o amor é uma loucura "graças, a Deus, loucura pela qual vale a pena ficar sóbrio". Para Catherine, um coração ruim pode tornar o mais belo em uma coisa horrível. Pode-se deduzir que quando se  é correspondido, o amor dá forças na sociedade atual para enfrentar problemas atuais. Leia-se drogas. Tudo bem que o primeiro romance não terminou bem quando ambos decidiram ficar juntos, eis a condenação por escolher quem se quer amar. Mas, o segundo romance no meu ponto de vista é muito mais dolorido. A saber, ele termina como poderia ter começado, a filha de Catherine se casa com o filho de Hindley. Tem que ler para entender (risada). Aí fica para os três casos, e SE... 

Espero ter auxiliado.