quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Para uma raposa paulistana e pedagoga



13/2015 (abandonado em 2012 e finalizado em 2015) - Ofertado aos professores da escola onde eu ministrava aulas de História, no início do ano letivo de 2012, na primeira coordenação escolar. O autor parte da premissa que sua obra é endereçada a professores que tenham domínio completo do conteúdo a ser ensinado. Talvez, apenas isso seja o divisor de águas entre os professores do sistema escolar brasileiro e das escolas que ele utilizou como "campo de pesquisas", as escolas norte-americanas charter. Escolas que existem nos Estados Unidos desde o início dos anos 90, algumas para alunos na linha de extrema pobreza ou hispânicos. Também podemos citar que são escolas que recebem financiamento público e são gerenciadas por instituições do setor privado, geralmente sem fins lucrativos. Possuem mais autonomia que as escolas públicas regulares.

No livro, houve a participação de três profissionais brasileiros na adaptação de trechos inteiros da obra. Como disse Paulo Freire, ninguém ensina ninguém, a aprendizagem é um processo, mas Lemov enfatiza que somos nós, professores que temos e controlamos a técnica. Professores eficientes não procura apenas saber quem errou, mas por quê. Sabemos que toda burocracia que há no sistema educacional, pode forçar pessoas a obedecer regras, mas não força-las a fazer melhor.

 O autor, após a introdução, começa a detalhar as 49 técnicas. Algumas são muito parecidas, mas ele sempre aponta para isso e explica a sutil diferença entre elas. Ele não aborda apenas técnicas de aprendizado, mas como lidar com disciplina, sanções e alunos que podem ser considerados problemáticos pela não compreensão do conteúdo. Sabemos que há uma lacuna considerável nas faculdades brasileiras em Licenciaturas,  a ausência de lidar com as chamadas situações com alunos problemáticos ou com transtornos de aprendizados. A maioria dos formandos vão lidar com isso na prática e infelizmente, pode ser traumático, para aluno e professor. O autor em uma das suas técnicas, trata sobre emoções, o que eu achei muito interessante a abordagem. 

O livro, é dividido em duas partes, uma das técnicas e finaliza com a parte dois, sobre como ajudar o aluno a tirar o máximo da leitura. Infelizmente, muitos professores acreditam que isso seja apenas função do professor de Português. Engano colossal. Até mesmo eu, professora de História posso auxiliar o aluno na leitura e na compreensão do texto com o assunto de Lemov. Agora, vou presentear o meu livro para uma amiga paulistana que está cursando Pedagogia. Todo rabiscado, sublinhado e anotado. Não quero comprar um pra ela, quero que ela leia minhas anotações como professora, pois  como futura professora ou coordenadora de professores, vai ver se minhas anotações fazem ou não sentido. Sempre sublinhamos o que mais tem de cotidiano conosco em uma situação, no caso, sala de aula. Indico.