segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Comum na infância, TDA-H afeta de 2% a 6% da população em idade produtiva

Pacientes sofrem com problemas como instabilidade profissional e depressão 

Belo Horizonte — Falar ao celular, comer, ler, mexer no computador, abrir a janela do quarto... Você tem o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo e de se incomodar com qualquer ruído? A combinação de fatores pode indicar a existência do transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Mais comum na infância, o distúrbio geralmente passa despercebido nos primeiros anos de vida, e os sintomas e desconfortos acabam ficando evidentes na vida adulta. “O diagnóstico em adultos é oficialmente reconhecido e, atualmente, há um corpo sólido de conhecimento científico evidenciando que a doença se mantém ao longo da vida, contrariando a ideia de que persistia apenas até a adolescência”, diz Carlos Guilherme da Silva Figueiredo, diretor da Associação Psiquiátrica de Brasília.

Não raro, as pessoas com TDAH são esquecidas, inquietas, impulsivas e vivem mudando de assunto. Segundo Figueiredo, a modificação ou a atenuação dos sinais do distúrbio — e por vezes também os de impulsividade — fazem do quadro no adulto um transtorno com predomínio de sintomas cognitivos e de difícil diagnóstico. “Há um contraposição ao quadro predominantemente motor e comportamental na infância”, compara. As consequências podem influir diretamente no desempenho do paciente: dados recentes apontam que os pacientes perdem, em média, 35 dias de trabalho por ano em decorrência da doença.

Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva explica que adultos com TDAH mantêm a tríade de sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade em graus variados. Também apresentam, com frequência, o comprometimento das habilidades executivas, como persistência, planejamento, organização, controle de impulsos e estabelecimento de prioridades. “Em termos práticos, isso dificulta o uso do tempo, o cumprimento de obrigações e a capacidade de colocar na vida prática proposições e combinações feitas no plano teórico”, explica. “Essas funções têm um papel cada vez mais importante, à medida que o indivíduo amadurece, quando passa a ser exigida a capacidade de autonomia para tomar decisões e de resolver problemas do cotidiano.”
 

Leia mais:

Uso de Parcetamol na gravidez e TDAH 

Crianças e sintomas TDAH quando adultas 

 Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2015/01/31/interna_ciencia_saude,468983/comum-na-infancia-tda-h-afeta-de-2-a-6-da-populacao-em-idade-produtiva.shtml