quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Diário de leitura outubro/2014 parte II

(38°/2014) Dia de formatura e uma noite de sonhos e planos. Planos que não se realizam ou se desfazem no decorrer da vida de Emma e Dexter. Suas vidas estão ligadas por um sentimento que se desenvolve no decorrer da amizade e que não se justifica pelo contato físico/sexual, pois não ocorre na noite da festa de formatura e nem nos primeiros anos de amizade. 
Dexter, o típico bom moço que se envolve com o mundo artístico e tem a obrigação de ser fútil e leviano e Emma que não tendo situação financeira como a de Dexter, experimenta todo tipo de emprego para chegar onde deseja. Então, ambos chegam ao enfim juntos, até que a morte os separou.
O século XXI tem como característica literária (não sou profissional da área, apenas observadora) a escrita ficção/jornalística, fantasiosa (Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos, Harry Potter, A batalha do Apocalipse...) e de finais trágicos. Basta ler livros como: O caçador de pipa, A cidade do sol, A culpa é das estrelas, A menina que roubava livros, Se eu ficar... e Um dia. 
O último tem a escrita cativante, porém no final, pareceu uma sombra do livro "Um amor pra se recordar" (se fosse uma versão menos compacta da felicidade do enredo de ambos os personagens). Parece que o autor não economizou tinta para o início/meio e no fim escreveu o com pressa. Válido o tema do alcoolismo.