segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ficção histórica


Salamina, uma ilha onde ocorreu a terceira Guerra Médica (Maratona, Termópilas e Salamina) entre persas e
gregos. A figura principal foi Temístocles e é sobre ele que começa o enredo, demonstrando o tratamento dado nas aulas de gramática para eupátridas (aristocratas) e novos ricos comerciantes, que era seu caso. Após o Prólogo, a fuga de Apolônia da cidade de Erétria devido à invasão dos persas, iniciando os primeiros passos para a guerra de Maratona (490 a.C).

Referências sobre Sólon, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga e que em 594 a.C iniciou um reforma na pólis ateniense. Foi dele a abolição da escravidão por dívida e outros feitos. Diálogo entre o personagem tema do livro (Temístocles) e Clístenes (enfermo): "Kratos tou demou. Demou kratos: Demokratía!"

Batalha de Maratona (1ª guerra entre persas e gregos). Relatos de Heródoto sobre os erétrios e sobre a morte de Milcíades e Dário; relato de Plutarco sobre Temístocles; e inscrição de Xerxes em Persepólis.

Segunda Guerra Médica (1ª Maratona/3ª Salamina) entre gregos e persas na Termópilas onde compareceram 300 espartanos (não apenas eles, né!?). O grande lance foi a posição grega no estreito do desfiladeiro que bloqueou o caminho. Traído por Efialtes morreram de forma heroica. Frases conhecidas, Xerxes: "Rende-te e entrega tuas armas!" Leônidas: "Vem buscá-las!" Oficial de Xerxes: "Lançaremos tantas flechas que cobrirão o sol!" Leônidas: "Melhor, combateremos à sombra".

Desfecho com a última Guerra Médica dos persas versus gregos. O autor no final descreve os autores e fontes que utilizou fazendo uma boa crítica a Heródoto. SUPER INDICO!