terça-feira, 17 de junho de 2014

Romance pré-histórico




Volume 02 da saga "Os filhos da Terra" (indicação do professor de Mitologia Grega, sr. Nikolaos Fotopoulos) dá continuidade à trajetória de Ayla na Série “Filhos da Terra”. A autora em 1976 estava desempregada e teve a ideia de escrever uma aventura pré-histórica. Em pesquisas não baseadas no mundo virtual, agradou a comunidade arqueológica internacional por seu retrato fiel da história da humanidade.
A personagem principal foi criada pela tribo dos Neandertais, mesmo pertencendo aos "outros". Suas diferenças físicas (evolutivas) foram motivos de estranhamento pelo grupo. Expulsa pelo novo líder teve que abandonar o filho e sobreviveu três anos sozinha em uma caverna. Do grupo, Ayla aprendeu a crença nos amuletos para proteção, o totem protetor (caverna), a propriedade das raízes medicinais e outros. Ainda que eles não tivessem ciência de termos como "proteína", "carboidratos" e "gorduras", essa seleção nutritiva possibilitou a sobrevivência, assim como a lembrança como base para o aprendizado.
Nessa obra, aparecem novos personagens e novas tribos, como os homens Jondalar e Thonolan, homens Cro-Magnon. Seus instrumentos acabam definindo também o grau evolutivo e as convivências permitem boas trocas de técnicas de instrumentos. Já são citados espíritos da natureza e a explicação dada por essas espécies e a influência sobre o grupo. Ritos sexuais para a fertilidade e as estatuetas femininas de pedra representando a visão humana da terra como a mãe de todos.
Também podemos analisar a observação do ser humano nas mudanças climáticas; o armazenamento e os trabalhos manuais; Há a presença de comunidades ribeirinhas e a construção primitiva de barcos com troncos de árvores, assim como o trabalho com o couro da camurça. Ayla acaba salvando a vida de Jondalar e sendo diferenciados, tentam se comunicar. Com uma enorme facilidade de aprendizado, a comunicação sendo possível, eles debatem sobre as suas crenças (totemXDeusa mãe). Ayla também domestica uma égua, fato novo para Jondalar. 
Sendo uma ficção que em dados momentos é romanceada e compostas de detalhes que tornam cansativa, a obra é válida para a análise do período Pré-histórico. Indico.