domingo, 17 de novembro de 2013

Uma vida feita de livros e filmes.






Minha vida é feita de livros ... e filmes. O cinema brasileiro precisava desse filme, Serra Pelada. Sou suspeita por ser Historiadora. O recorte histórico da epopeia em busca do ouro nos anos 80 no Brasil é bem bacana, se mesclando com os protagonistas (Wagner Moura não pôde ficar em um dos personagens principais, porém deu sua participação básica e maravilhosa no filme). Agora, na estreia de Sophie Charlotte no cinema, no papel de prostituta, a mocinha simplesmente ARRASOU! Indico! 




Segundo filme de Oswaldo Montenegro como diretor, inclusive ele participa no papel do próprio Satã! O filme não é muito comercial, não está em todas as salas de Brasília, enfim ... Para poder compreender mais ou menos o recorte do filme, seria necessário a leitura de "Caim" de José Saramago, é bem parecido (sendo que as indagações do livro são bem mais pesadas). Um bom filme, mas quase cansativo. Me fez refletir muito sobre a fala em relação à expectativa, tão interessante que levei para a última sessão de terapia. 

Empréstimo de uma colega (Amanda) a série da BBC dos livros de Jane Austen. Da coleção, li apenas dois dos seus livros "Orgulho e Preconceito" (já assisti o filme mais popular dele) e "Razão e Sensibilidade". Jane Austen foi para sua época o nosso Machado de Assis, que por seus escritos fez críticas à sociedade e toda a sua futilidade em nome da aparência. A série é dividida em capítulos e capítulos longos... Já assisti os filmes dos livros que não li "Emma" e "Persuasão". Eu adorei esse último. 



Vaquinha com minha irmã caçula para poder obter e assistir a segunda temporada dos "Bórgias". Lógico que vou passar raiva ... já na primeira temporada fiquei meio chateada, principalmente com a pureza da Lucrécia. Tudo bem que as fontes não são muito confiáveis e há muitos mitos sobre ela, mas deixou muito a desejar. De todas as fontes que li, nenhuma faz menção ao casamento de Lucrécia com Giovani Sforza da forma como foi passado no seriado. As fontes citam que ele esperou dois anos, pois a mocinha tinha apenas 13 anos. O que não ocorre no seriado (evitarei spoilers). O casamento de fato foi anulado sob a acusação de impotência e Lucrécia engana a todos estando grávida. O nascimento do "Infante Romano" finda a primeira temporada. Sobre o pai da criança, a maioria que pesquisei cita Perotto, camareiro de Alexandre VI. No seriado é Paolo, cavalariço do ex-marido de Lucrécia. Findei ontem o segundo episódio do DVD 1, com a morte desse Paolo e que coisa, quem matou foi Giovanne Bórgia (fingido que foi suicídio) e as fontes registram que ele foi jogado no rio Tibre por César Bórgia (inspiração do livro O Príncipe - Maquiavel). Bom, lendo um pouco aqui e ali, parece que a coisa vai esquentar. Até agora o incesto entre irmãos (não há provas, mas muitos relatos e boatos históricos) não aconteceu, mas é muito presente a inimizade entre César e Giovanne. Tudo bem, é apenas um seriado, nada de estress. Indico! Nem que seja pra passar raivas históricas.