domingo, 20 de janeiro de 2013

Seria Cristo machista?


Seria Cristo machista? 

Não, pois Ele não faz acepção de pessoas. Porém, isso não significa que os seus "enviados", "ungidos" e "escolhidos" do sexo masculino não o sejam. Muitos se baseiam na sugestão apostólica de Paulo sobre o que permitir ou não permitir à mulher dentro do espaço "igreja", obviamente, de forma anacrônica. Falta conhecimento por parte dessas pessoas que estão à frente de qualquer coisa, paciência. Paulo falava sobre sinagoga e procedimentos da época (1 Coríntios 14:34,35). Tudo bem que o Livro Sagrado, utilizado para perpetuar acepções, injustiças e preconceitos não demonstra que o papel da mulher seja de figura pública dentro da igreja. Que bom para todas nós, que temos o privilégio de sermos sal fora do saleiro. 

Chato é perceber homens podando os talentos das mulheres dentro desse espaço de localização geográfica, sendo que talentos e dons foram dados a ambos os gêneros, ou não? Mas, crendo que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Cristo, há mulheres e mulheres, inclusive houveram aquelas que até sustentaram o ministério do Salvador (Mt 27,55-56 e Mc 15,40-41). Minha fala aqui não é o convite ao feminismo gospel, de maneira nenhuma. Mas, apenas desabafando que certas atitudes machistas dentro da igreja em nome de "Deus"  são arcaicas. Infelizmente igreja não é lugar para debater esses comportamentos. Como Historiadora posso afirmar que foi e é nesse espaço que essas injustiças tem sido legalizadas, perpetuadas e justificadas.


Mas, sabe ... não me lembro de nenhum momento que Cristo se dirigiu à uma mulher dentro da sinagoga. O encontro Dele com elas foi fora desse espaço geográfico. Então porque se prender a tanta insegurança masculina? Oremos por eles. Fora da igreja Cristo tocou em mulheres, perdoou e permitiu proximidade e mudança a todas que assim o desejassem. E sobre Paulo, machista? De maneira nenhuma. Deixou para nós o mais fácil, submissão (que não significa omissão ou anulação de si mesma. Lógico, depende muito das escolhas pessoais) e ao homem o mais difícil: amar a mulher como Cristo amou  a Igreja e por ela dar a vida. 

Esse é o Jesus que conheço, esse foi Paulo. Jesus o verdadeiro pastor, Aquele que busca, direciona, cuida, zela ... qualquer omissão daqueles que se nomeiam ou são nomeados como tal não é pastoreio, é vaidade. Tenho dito. Ao pastor que poda o sexo "frágil", orações. Ao pastor que enxergou e enxerga a mulher, meus mais nobres e sinceros agradecimentos. E sempre que percebo um comportamento machista dentro do espaço geográfico chamado "igreja" eu lembro que não é incentivado pelo Bom Pastor, pois esse eu conheço!

Estudos sobre Jesus e as mulheres:

Ao tratar do divórcio se preocupou com o repúdio à mulher e a sua exposição ao adultério Mt 19,3-12 e Mt 5,32/Olhar para uma mulher de forma impura (intenção impura no coração) Mt 5,28/Cura da mulher do fluxo sanguíneo (na época era considerada uma mulher impura, nenhum homem a tocaria) Mt 9,19-22 Permitiu ser tocado por uma mulher, que lindo!/A ressurreição da filha de Jairo Mt 9,23-26/A mulher cananéia Mt 15,21-28/A mãe de Tiago e João Mt 20,20-28/A mulher e o vaso de alabastro Mt 26,6-13/mulheres que observavam e serviam Jesus com seus bens Mt 27,55-56/mulheres após a ressureição de Jesus Mt 28,01-10/A mulher sírio fenícia Mc 7,24-30/Oferta da viúva pobre Lc 21,1-4/ressurreição do filho da viúva de Naim "se compadeceu dela e disse: não chores" Lc 7,11-16/A pecadora que ungiu os pés de Jesus Lc 7,36-50/Marta e Maria Lc 10,38-42/cura da mulher encurvada no sábado Lc 13,10-17/A mulher de Samaria Jo 4,1-30/Jesus ungido por Maria em Betânia Jo 12,1-8 e muito mais.