sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sem filhos - Corinne Maier


A autora é francesa e cita várias críticas à algumas ações que estimulam a procriação na França. Se ela fosse brasileira então ... 


Os argumentos não são convincentes, ainda que verdadeiros. Chega ao nível de desabafo pessoal com detalhes da experiência da própria autora, que possui dois filhos.

Percebe-se no desenvolvimento do livro que os motivos dados pela autora são realistas. Demonstra como o capitalismo se utiliza do público infantil e como os pais têm se mantido cativos em um modelo idealizado de criação dos seus pequenos. Porém, em alguns momentos seus comentários maldosos ou rótulos dados às crianças desqualifica um pouco o seu trabalho.

A partir do capítulo vinte e seis o livro torna-se mais interessante, quando a autora envolve escola, equipe pedagógica e várias armadilhas criadas por um sistema que torna os pais obrigados a lutar pela felicidade dos próprios filhos. Problemas de aprendizagem na escola, crianças que não se encaixam em um sistema idealizado, são alguns dos itens que fazem entrar outros profissionais que mais atrapalham.

Não é uma leitura que desmotiva à procriação, mas é válida e corajosa em um mundo onde as pessoas estão mais preocupadas em ter, do que ser. Lógico que a realidade da autora é de um país diferente do Brasil, porém os resultados a longo prazo ao meu ver são os mesmos. Que cada um decida por sim mesmo. No fim, concordo com a autora.