quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Toma o teu leito e põe-te a andar

Todos nós temos um espinho na carne, todos nós temos o nosso tendão de Áquiles, todos nós temos uma fraqueza, uma angústia, uma pedra de Sísifo. Resumindo, todos nós temos um problema, algo que nos cause dor.

Sem focar na importância do problema, mas na sua reação diante dele, que o outro não seja responsabilizado, a não ser que o outro que determine quem eu deva ser. Não é o outro que deve determinar minhas atitudes, não é o outro que deve decidir por mim, não é o outro que me fere, eu é que me deixo ferir. Ainda que ele tente sequestrar minhas emoções ou me responsabilizar por suas decisões.

Eu aprendi isso há mais ou menos uns treze anos atrás. Eu tenho um espinho na carne, mas esse espinho na carne não me tem. Hoje, damos desculpas para tudo, inclusive, tem se tornado tão normais frases típicas de quem não se responsabiliza: “foi a carne”, “foi a TPM”, “é o remédio”, “são os problemas lá em casa” e a única pergunta de Cristo é “Queres ser curado?”

Ora, a resposta para quem estava doente há mais de 30 anos deveria ser: SIM! Porém, abrindo mais o zoom do nosso vício, do nosso costume, da nossa mania em sentir dor, responsabilizamos a ação ou a falta da ação do outro na nossa realidade. “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois enquanto eu vou, desce outro antes de mim”.

Essa resposta não cabia na pergunta de Jesus, mas é a resposta que damos quando Ele nos pergunta: Queres ser curado? Queres deixar de andar em círculos como o povo de Israel? Queres vencer a carne? Queres sair da caverna e do mundo de sombras? Queres tentar de novo? Queres? Queres?

Jesus não ficou passando a mão na cabeça do enfermo, tendo pena dos anos perdidos na espera de uma alma caridosa que o ajudasse. Nem nos indivíduos que poderiam, mas não o ajudaram. JESUS O CUROU. E ele curado, tomou o seu leito (seja lá qual for a sua intepretação sobre esse leito, pois Cristo que mandou pega-lo) e pôs se a andar.

Esse é o up-grade de Cristo às nossas vidas. Primeiro Ele te pergunta: Queres? Você vai dar suas desculpas, enfim... Mas levanta-te, toma o teu leito e põe-te a andar. O Caminho é dinâmico, não é inerte. As provisões de Deus ao povo de Israel foram dadas para que eles permanecessem caminhando.

O tempo não para – segundo o saudoso Cazuza –, não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte – dica de Shakeaspeare –, e é na Seara, que vamos nos somando, nos curando, diminuindo nossa dor, na dor do próximo.

Seja qual for o tamanho do teu leito, levanta-te e põe-te a andar.


de quem anda com o leito anexado

Sally B.

(Texto de apoio João 05, 01-09)