segunda-feira, 3 de setembro de 2012

É o remetente? Então preserve o seu destinatário.

A era digital tem nos possibilitado muitas conexões e praticidade no nosso dia-a-dia. Mas, por outro lado, trouxe com ela algumas chateações que de tão repetitivas, tornaram-se uma dor de cabeça. Vou citar dois exemplos, de atitudes simples do remetente de um correio eletrônico. 

1º caso - alguém te manda um email, só que essa mensagem não é só para você, mais cinquenta pessoas vão recebê-la. Beleza, afinal praticidade é tudo hoje em dia. O problema é que o remetente não escreve os endereços em CCO (cópia oculta). Sem saber, esse remetente está facilitando contaminações aos seus contatos e possibilitando o segundo caso. 


2º caso - Alguém decide responder o email que você e cinquenta pessoas receberam. Beleza. Mas, essa pessoa clica em "responder a todos" sendo que deveria clicar em "responder ao remetente". Você recebe uma resposta que não era pra você. Um saco. Afinal, um email não é um fórum nem um grupo de discussão. (Claro que há casos e casos). 



Resultado, nossa caixa de mensagens fica lotada de mensagens que não tem nada a ver conosco e alguns emails contendo vírus pode infectar nossa máquina por descuido ou desatenção ao clicar em um email mandado por um malware, afinal, nosso endereço virtual ficou exposto. 

Tenho visto esses casos em excesso e diariamente. Os destinatários acabam sendo advertidos por suas respostas, mas acredito que cabe ao remetente tomar certos cuidados. Não gosto de ficar criando um email pra isso outro para aquilo. É chato. Mas, infelizmente estamos vivendo uma fase onde "os incomodados que se retirem". 

#prontofalei