sábado, 7 de julho de 2012

Calígula - Uma outra análise



Já li 32 livros até agora. Aproveito o momento de repouso para atualizar meu blog e repartir um pouco minha opinião sobre o que li. 
 
Uma outra análise de Calígula
O autor Allan Massie de forma audaciosa relata resultados de suas pesquisas históricas nesse romance. O objetivo é dar um certo equilíbrio no conhecimento da personalidade de Gaio - Calígula, que só é conhecido pelas suas insanidades e excessos em nome do poder e do medo.

O livro é narrado por Lucius, general que lutou ao lado de Germânico e conheceu Gaio ainda pequeno. A pedido de Agripina (mãe de Nero), Lucius tem a tarefa de escrever a biografia de Calígula, após a sua morte. A primeira parte narra as intrigas e contêm detalhes do governo de Tibério, assim como, todas as suas ações que acabaram influenciando no comportamento de Gaio. Essa parte finda com a morte de Tibério e todas as hipoteses da mesma.

A segunda parte narra seu governo, seu romance incestuoso com Drusilla, sua relação com Cesônia, a paixão de legiões pelo mesmo, fato não citado em suas biografias. Essa é a base do romance biográfico de Calígula, um homem que segundo a História, não dominava nem a própria cabeça e vontades. Grande conquistador, talvez isso o torne tão semelhante a Roma do seu tempo. Rico em detalhes, demonstra a imaginação fértil do escritor, óbvio, especialista na área.


É possível uma outra visão de Gaio após a leitura, mas também a confirmação das suas insanidades já conhecidas por todos. Frutos de um contexto conturbado de uma Roma em processo de decadência. Após sua morte, Cláudio, seu tio assumiu seu lugar, casando logo após com Messalina. Agripina após intrigas, leva Cláudio a matar Messalina pelos adultérios e casa-se com seu próprio tio. Ato praticado para garantir o reinado futuro de seu filho Nero.