sábado, 7 de julho de 2012

As Pedras de Roma

O livro "As pedras de Roma" narra de forma romanceada a biografia de Giovanni de Medici (1475-1521). Livro construído a partir de registros escritos por Serapica dos comentários e anotações do papa Leão X (Giovanni de Medici). Há um rico relatório nas páginas iniciais das decadência dos Médicis e a forma como o papado se tornou um negócio de famílias. O gosto de Giovanni por tertúlias artísticas e literárias o aproximou ainda jovem de humanistas, filosófos e pensadores, mas também de toda forma de obtenção do poder e troca de cargos. Uma família bastante citada é a dos Bórgias, principalmente Lucrécia e seu pai, Rodrigo Bórgio, ou o Papa Alexandre VI. Esse, morto por envenenamento abre portas para a sucessão papal. Muitos detalhes históricos, artísticos e mitológico.

Óbvio que os comentários feitos por Leão X o colocaram em permanente inocência. Apesar disso, há muitos detalhes da época, da sociedade, das razões que apenas confirmam a falta de capacidade de equilibrar poder e religião. No quesito dívidas, impostos, indulgências que perdoavam antes mesmo de pecar, descaso com a espiritualidade da Instituição e da realização de uma reforma urgente, Leão X foi igual ao seu antecessor. Amante das belas artes, investiu pesado em monumentos colossais e tertúlias literárias que incentivassem o desenvolvimento humano em todas as áreas. Um autêntico mecena renascentista.

Uma ótima leitura baseada em referências mitológicas e biográficas dos contemporâneos do Papa Leão X. Abre uma possibiidade de maior compreensão do período. INDICO!