domingo, 25 de março de 2012

10.000 a.C


Confesso que nunca tive o menor interesse em assistir 10.000 a.C, mas com a insistência de alguns alunos e comentários de quem já assistiu, resolvi dar o braço a torcer. Sempre utilizei em sala o clássico A guerra do fogo (apesar do dilema sobre as cenas de sexo e violência, ainda que indicado para alunos de 10 anos). Bem, assistindo o filme 10.000 a.C comecei a ficar em estado de choque! Como assim? Tipo assim? Talvez eu esteja errada... pois não é possível erros tão crassos em um filme que leva esse título. 

Após assisti-lo naveguei em alguns sites para confirmar minhas suspeitas e ufa... até que eu sei um pouquinho de História, menos mal. Li sites de defesa do diretor, afirmando que ele tem a liberdade de fazer como quer. Tá meu filho, mas depois que os alunos acreditam no que assistem, sobra é pra nós em sala de aula. Agora entendo porque meu sobrinho na quinta-feira passada me perguntou como as pirâmides tinham sido construídas e quando eu comecei a tentar explicar ele disse "foram os mamutes que levaram as pedras". Pensei comigo mesma "está me enrrolando para não estudar espanhol!". Agora eu entendo TUDO!

Inclusive li um site onde a professora passa um trabalho utilizando como fonte o filme... céus! Conclusão, meninos e meninas, passarei o filme, eu prometi, mas terei que falar o tempo todo, citando alguns detalhes imbecis que estão no filme. 

Tipo:
Mamute no Egito? Esse animal de grande porte é bem peludo, sobreviveria ao calor do Egito? E pequeno detalhe, ele foi um animal que habitou o norte: da Ásia e da América. Não sobrinho, não foram eles que construíram as pirâmides do Egito. 

Falando em Egito, no filme as pirâmides já estao em construção. Outro pequeno detalhe, o auge dessa sociedade foi de mais ou menos 4.500 a.C (sempre jogo a data mais ou menos por alto). Construção de pirâmides então, só há 2.500 a.C. 

O amor romântico na Pré-História, sinceramente, não vou nem comentar. Me nego!

Gente! O que aquele Tigre-Dente-de-Sabre está fazendo ali, todo dócil depois de ter sido salvo pelo mocinho? Ele foi um animal do continente americano. 

Pimenta e sementes de milho? Como assim? São vegetais da América também!

As aves carnívoras também são da América e foram extintas há muitos anos, muitos mesmo. Tipo 2 milhões de anos. 

O cavalo então nem se fala, pois foi um animal domesticado apenas 3.500 a.C. 

Parece que vi espadas e objetos cortantes? E algemas de ferro? Caraca! Sua utilização por alto começou há 3.500 a.C. 

Essas datas são importantes SIM! Há 10.000 a.C o homem estava no período Mesolítico (termo que nem ensino para meus alunos do 6º ano, eles vão estudar a Pré-História com mais detalhes no Ensino Médio). Período entre o Paleolítico (caça e coleta) e Neolítico (agricultura). Período da última Era Glacial (o diretor pelo menos nisso acertou) e início da Era Geológica que estamos até hoje. Período da formação de desertos, florestas tropicais e rios (falando em rios, os barcos só começaram a ser utilizados 4.000 a.C, logo aqueles lindos barcos navegando no Rio Nilo, também é sem noção.)

E no filme parece tudo tão pertinho né!? O povo oriental perto do povo caucasiano, bem pertinho dos povos africanos. Locais montanhosos e gelados que se misturam com florestas de aspecto tropical e os desertos. Oh! Coisa de louco! Vai tentar tirar isso depois da memória do aluno!

Finalizando: Não abro mão do clássico A Guerra de Fogo, com todo o seu dilema. 10.000 a.C utilizá-lo só se for para apresentar erros históricos e péssima produção de efeitos especiais.