domingo, 29 de janeiro de 2012

Os Mestres da Gravura -Exposição


Já que o último assunto foi Arte, quero citar que já é possível desde o dia 26 contemplar a exposição Mestres da Gravura no Museu Nacional dos Correios. Após 11 anos fechado, o Museu foi reinaugurado nesse mês.
Goya, Rembrandt e Piranesi estão entre os artistas com obras na mostra, são 171 obras de 80 gravadores estrangeiros, do século XV ao XVIII, apresentadas por ordem cronológica de nascimento dos artistas e por coleção: alemã, holandesa, italiana, francesa, flamenga, inglesa, espanhola e portuguesa. As gravuras da exposição não são mostradas em número tão grande desde o século XIX. As obras pertencem à Coleção Fundação Biblioteca Nacional e ficam expostas em Brasília até 22 de abril.
A coleção possibilita o contato do visitante com obras-primas criadas por figuras que estão entre as mais importantes da arte ocidental em todos os tempos. Gravuras assinadas por artistas como Albrecht Dürer, o principal nome da renascença alemã, dividem a atenção com obras de Rembrandt, o maior nome da arte neerlandesa, e de Francisco José de Goya, o mais importante artista do Romantismo na Espanha. Também poderão ser conferidas obras satíricas do inglês William Hogarth, que refletia sobre os desmandos da política em seu tempo e acabou gerando o termo Hogartianas; o cuidadoso trabalho do italiano Giovanni Battista Piranesi, que registrava a arquitetura com detalhes e é até hoje influência assumida na arte contemporânea; a extraordinária arte burlesca do francês Jacques Callot; e o talento de retratista do flamengo Anton Van Dyck, dentre vários outros. Exemplos de como a arte tem refletido a experiência humana ao longo dos séculos, com graça, dramaticidade e acima de tudo com muita originalidade.
Local: Museu Nacional dos Correios
Endereço: SCS, Quadra 4, bloco A, Ed. Apolo, nº 256
Quando: De 26/01/2012 a 22/04/2012
Horário: Terça a Domingo, das 10h às 19h. 
Preço: Entrada franca
Informações: (61) 3426.2955
Classificação Indicativa: Livre