sábado, 17 de setembro de 2011

Fatah convoca manifestação pacífica por um Estado palestino na ONU


GAZA - Um chefe do Fatah, o partido do presidente palestino Mahmud Abbas, convocou neste sábado uma manifestação pacífica na próxima semana antes do pedido de adesão de um Estado palestino à ONU.
"Convidamos todas as forças nacionais e islâmicas e o povo, tanto dentro como fora do país, a colocar tudo em funcionamento e participar de manifestações pacíficas, que irão ocorrer no dia 21 de setembro em apoio ao pedido" de adesão à ONU, indicou em um comunicadoZacharia Al Agha, dirigente do Fatah em Gaza, território controlado pelo movimento islamita Hamas.
Al Agha insistiu na "necessidade de manter o caráter pacífico de todas estas ações e manifestações para não dar uma desculpa ao governo de ocupação israelense, que busca inflamar a região às vésperas da iniciativa palestina na ONU".
Também destacou a necessidade de manter "um movimento palestino unido diante de umacampanha de ameaças e pressões".
O Hamas, que substituiu o Fatah no poder em Gaza em 2007, criticou na sexta-feira a decisão do presidente Abbas de solicitar a adesão à ONU, estimando que "envolve grandes riscos".
Segundo Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas em Gaza, a solicitação "envolve vários riscos e pode constituir uma violação dos direitos nacionais como o direito ao retorno, nosso direito à resistência e à autodeterminação".
Abbas reafirmou na sexta-feira sua determinação a apresentar um pedido de adesão de um Estado da Palestina na ONU para que seja submetido ao Conselho de Segurança.
Os Estados Unidos se opõem à solicitação, em apoio ao seu aliado Israel, cujo primeiro-ministro, Benjamin Netanyhu, afirmou através de um comunicado que "a paz não será conquistada por uma gestão unilateral na ONU".