quinta-feira, 9 de abril de 2015

Helen Fielding (Bridget Jones) X Marian Keyes (Melancia)



20/2015 - Melancia de Marian Keyes
Ah! Esse livro tem um começo impactante. Uma coisa interessante é a forma como a autora consegue contar a reviravolta de Claire de forma humorada. Ops! Nada de spoiler, mas é impossível não comentar que o livro começa com Claire ouvindo do seu marido James que, o mesmo irá abandoná-la pela vizinha, no quarto do hospital onde ela acaba de ganhar a filha do casal (Kate). Melancia por causa da forma como se sente Claire fisicamente falando. Uma melancia. É um enredo com muito pano pra manga, como diz o ditado popular. 

Justificando o meu título, quero fazer comparações de Marian Keyes (irlandesa) com Helen Fielding (inglesa), já que vários críticos britânicos já as fizeram antes de mim. Helen, autora de O diário de Bridget Jones, Bridget Jones no limite da razão e Bridget Jones louca pelo garoto, foi (ou é) jornalista da BBC e foi considerada autora de chicklit (romance bem humorado para mulheres modernas). Confesso que me identifico muito com a personagem e dei boas risadas com a leitura. 




A autora Marian Keyes se formou em Direito, mas nunca exerceu. Teve problemas com o alcoolismo e após a reabilitação passou a escrever crônicas e contos. O livro Melancia foi traduzido em 32 idiomas e a mesma foi considerada como a Helen Fielding do momento. Não sei o que ambas acham disso. O que sei é que há mais semelhanças do que diferenças entre suas personagens. Marian Keyes escreveu vários livros, bem aceitos pelo público literário além de Melancia. 



Sobre Bridget e Claire, fica uma curiosidade (devo procurar entrevistas com as autoras) sobre suas próprias mães, pois as personagens, ambas, possuem mães excêntricas e bem particulares com seus modos práticos de viver. O mesmo pode se dizer das figuras paternas. O desfecho das personagens é um pouco (um pouquinho só) diferente. Ops! Spoiler! Bridget sempre vai viver mais em busca do homem que a salve e a complete. A solidão de fato a incomoda. Talvez Claire pareça diferente, mesmo falando vez ou outra com a fada dos relacionamentos, por causa da maternidade que acontece desde do primeiro livro e ela já era casada com James.

 O que podemos notar em ambas as personagens é o perfil do cara vilão que coloca suas estimas já baixas muito mais arriadas (Daniel e James) e o perfil do cara que elas permanecem após trabalhar o processo de amor próprio (Sr. Dark/professor dos filhos no terceiro livro e Adam, no caso de Claire). Também podemos notar a "tara" obsessiva pelo corpo perfeito, como isso fosse a garantia de isca, de pesca, de caça para fisgar o par perfeito. Ambas são sonhadoras, pensam demais, imaginam demais e SÃO DEMAIS. Além delas, amigos marcantes e famílias excêntricas. Garantia de boas risadas com ambas as autoras.

Do mais, indico.