domingo, 12 de maio de 2013

Diário literário maioo/2013


Andar em círculos
A intenção dos autores é o aprofundamento nas causas da auto-sabotagem e nas diferentes maneiras pelas quais ela se manifesta. Os autores acreditam que a melhor maneira de superaração é vencer antigos traumas e buscar novos caminhos, pois os medicamentos podem aliviar sintomas, mas não fazem nada para lidar com a compulsão à repetição.

No capítulo sobre os comportamentos repetitivos em relacionamentos, o autor ressalta sobre o contrato não assinado, ou seja, o desejo que o outro saciem carências, ausências ou excessos sofridos na infância.

Muito interessante a teoria da transferência, que segundo Freud tem o propósito de mostrar ao paciente que o sentimentos por ele vivido no presente origina-se no passado, e é para o passado que deve ser reconduzido.

Também é comum a presença de comportamentos repetitivos no ambiente profissional, dificultando o relacionamento com colegas e principalmente com autoridade. Na maioridas dos casos é o poder da criança ferida que não permite ao adulto o amadurecimento pleno.
Pessoas com comportamentos de auto-sabotagem tendem a se punir e possuem compulsão ao comportamento repetitivo. Um andar em círculos ou a permanência que trava o indivíduo dotado de potencial para grandes conquistas. 

Os autores finalizam com dicas, sendo a principal a terapia, pois nela, não há pecadores. Indico.