segunda-feira, 4 de março de 2013

Diário literário março/2013




Não lembro de ter lido nada escrito por Max Lucado, apesar dele ser bem conhecido. O livro Aliviando a Bagagem é um traçado literário que de uma forma muito simples - a linguagem do autor é simples e objetiva -, te faz refletir sobre as cargas que nunca deveríamos carregar. Porém, carregamos. A partir da análise do Salmo 23, Max descreve essas cargas, esses fardos para os quais não fomos feitos. A exaustão de forma geral se deve ao excesso de bagagem emocional que o ser humano carrega durante muito tempo, anos, décadas ...O livro não é uma auto-ajuda básica. 

O interessante do livro é a descrição do pastor e do que ele faz pela ovelha. O autor também descreve vários comportamentos da ovelha, que não eram conhecidos por mim e me fez analisar o Salmo 23 de uma forma diferente a partir da leitura. Os capítulos são divididos em "fardos" e "partes do Salmo 23": 


Descansar: 


- da carga de um deus pequeno - Porque achei o Senhor.
- de fazer as coisas do meu modo - Porque o Senhor é o meu Pastor.
- das necessidades infidáveis - Porque nada me faltará.
- das fadigas - Porque Ele ne faz descansar.
- da preocupação - Porque Ele me conduz.
- do desespero - Porque Ele refrigera a minha alma.
- da culpa - Porque Ele me guia pela vereda da justiça.
- da arrogância - Por amor do seu nome.
- do vale da morte - Porque Ele me leva através dele.
- da sombra do aflição - Porque Ele me guia.
- do medo - Porque a sua presença me conforta.
- da solidão - Porque Ele está comigo.
- da vergonha - Porque Ele preparou para mim uma mesa na presença dos meus inimigos.
- dos meus desapontamentos - Porque Ele me unge.
- da inveja - Porque meu cálice transborda.
- da dúvida - Porque Ele me segue.
- da saudade - Porque habitarei na casa do meu Senhor para sempre.
INDICO!