quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diário literário janeiro/2012

 As montanhas de Buda: A odisseia de duas monjas tibetianas apaixonadas pela liberdade. Javier Moro. Esse livro além de barato (R$ 9,90) nos traz informações sobre a opressão chinesa no Tibete e os princípios budistas. Impossível ficar insensível e não chorar diante das torturas e sofrimentos cometidos às monjas cativas e ao povo tibetiano. Um tipo clássico de história que fica do lado de fora dos livros didáticos. (Lendo...)
 Coelho Vermelho -  Tom Clancy. Custei a sentir simpatia por esse livro. Seu início é confuso, comecei a gostar dele a partir do capítulo 09. Aborda as relações internas da CIA e KGB no período da Guerra Fria. Herança do meu falecido cunhado que gostava desse tipo de literatura. (Lendo...)
 Como a geração sexo, drogas e rock´n´roll salvou Hollywood - Peter Biskind. Depois do livro que foi citado em um das crônicas de Martha Medeiros, O Clube do Filme, passei a me interessar mais por cinema. O livro de Peter Biskind é bem detalhista, chega a ser cansativo, mas é um fonte de informações de um período que as transformações mundiais atingiram de certa forma o cinema. (Lendo...)
 No divã de Deus - Caio Fábio. Não acho simples ler esse autor, mas nesse livro ele faz uma análise dos salmos bíblicos, demonstrando que os salmistas foram seres humanos dotados de angústias, medos, erros e tudo aquilo que nos torna humanos e não divinos.
Eu sou o número quatro - Pittacus Lore. Esse livro foi um empréstimo de um aluno do 6º ano, Vinicíus. Sempre leio um capítulo por dia, mas esse livro me faz quebrar minhas próprias regras e ler mais de um. Me disseram que tem um filme, quero assistir depois. É sobre uma fuga, e o personagem principal é o número quatro, o próximo da lista para ser assassinado. (Lendo...)