sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Diário literário janeiro/2012 III

Apaixonada por livro, não pensei duas vezes quando vi na prateleira "O carteiro e o poeta" de Antonio Skármeta por R$ 12,90. Sempre gostei das poesias de Pablo Neruda e tracei como meta não assistir certos filmes antes da leitura do livro. O carteiro e o poeta faz parte dessa lista. O livro além de um preço super razoável é curto o suficiente para ler rápido (no meu caso dois dias, hehe). Mas fiquei chocada quando o autor confessou que levou 14 anos para escrevê-lo. O livro é sobre a relação do poeta chileno Pablo Neruda e um carteiro. Além de conter uma linguagem poética e cheia de metáforas, há um fundo histórico do Chile, da quase eleição de Neruda e o golpe militar que tirou Salvador Allende da presidência e subjugou o país a uma ausência da democracia e dos direitos de uma nação. (Lido!)

 Indicação de professora Sally, "Pilares da Terra"! Minha irmã falou muito sobre a minisérie e eu obviamente enrolando, pois minha paixão por filmes não é tão paralela com a paixão por livros. Porém, entretanto, contudo, portanto, após a indicação da professora Daniele Nastari no curso que estou fazendo, não teve como, me rendi. Estou com todo o meu foco nos detalhes da saga que se passa no século XII sobre a sucessão do trono inglês, resumindo, sempre a luta pelo poder. O detalhe para a construção da catedral e o modo de vida feudal, Igreja, posições, política, vestuário, guerras e tudo mais, é algo possível de compreender a época. INDICO!
PS: Ansiosa pela saga (HBO) As Crônicas de gelo e fogo -  1ª Temporada.