sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Colação de Grau - 8ª série turmas: A, B e C ano: 2011

Colação de Grau - 8ª série turmas: A, B e C ano: 2011
08/12/2011 19h30
Meu discurso para à turma que sou conselheira 8ª A
"como professora de História, tenho que aprender muitas histórias, desde o aparecimento do ser humano até os dias atuais ... porém, nesta noite, o que realmente importa é a nossa estória".
Senhoras e senhores, alunos e alunas do 9º ano A, B e C, boa noite.

Eu poderia começar esse discurso com o celebre conselho “use filtro solar”, porém quantos de vocês aqui, mesmo conhecendo a importância do uso, realmente usaram?

Portanto, entretanto, contudo e, sobretudo não pretendo nesta noite ser a bula que vai indicar os benefícios ou as reações adversas de todo conhecimento adquirido nesta instituição. Muito menos fazer dessa noite uma despedida estilo “no dia em que saí do Fênix minha conselheira disse, aluno vem cá, passou a mão em meus cabelos, me olhou nos olhos e começou falar...”. Não.

Decidi apenas, não somente representar a Instituição que confiou a mim essa honra de discursar, mas também representar aqui todos os meus colegas docentes que participaram desse processo, que chamo de missão. Então, de forma breve quero usar esse momento para agradecer e justificar.

Agradecer a vocês alunos, pois o ensino não é possível sem a entrega e colaboração da parte de vocês. Como disse Paulo Freireninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Quero agradecer também a confiança e o ensinamento que também nos trouxeram no decorrer dessa caminhada, pois acreditem, todos nós aprendemos, mesmo no papel de educador.

Bem, sobre as broncas, saibam que elas se fazem necessárias e que muitas vezes, são bússolas necessárias que nos direcionam nesse momento, chamado adolescência, onde a vida mostra seu pior desafio... escolher o nosso futuro, quando o nosso corpo, mente e tudo ao nosso redor clama por diversão e prazer.

Agora vocês estão partindo para uma nova etapa e tão certo quanto tempo é tempo, no passado, presente e futuro ou água, no seu estado sólido, líquido ou gasoso é água, vocês estão levando dentro de si, todos os fundamentos que receberam aqui e o mundo há de cobrá-los. O que solicitamos é que dêem continuidade e levem todo o aprendizado e também esta família como parte da história de cada um de vocês. Mais importante que conhecer a história do mundo e do Brasil, é ser personagem ativo da sua própria história. Livre arbítrio foi algo presenteado por Deus à toda Humanidade, e na História da mesma, estudamos os resultados desse uso. Então, para finalizar quero deixar aqui o conselho dado pelo homem considerado o mais sábio da História:

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer”. (Eclesiastes 12:9-12)

Parabéns!