sábado, 27 de agosto de 2011

Cartas do "Achamento" do Brasil (6ª série)





A Chegada dos portugueses ao Brasil é comprovada por três documentos: A Carta de Pero Vaz de Caminha, a carta do Mestre João Faras, ambas ao Rei D. Manuel I, e a Relação do Piloto Anônimo.
Pero Vaz de Caminha não teve outra função na expedição de Pedro Álvares Cabral a não ser de narrar tudo o que ele via ao Rei D. Manuel I, então Rei de Portugal, tarefa que executou com maestria, tanto que, sua carta é o documento mais completo que comprova a chegada dos portugueses em terras brasileiras. Na carta, Pero Vaz descreve detalhadamente as características únicas das terras brasileiras, terras que com a chegada da expedição recebeu o nome de Terra da Vera Cruz.
 Logo nas primeiras linhas de sua carta, relata alguns aspectos geográficos da nova terra, como um alto monte, denominado por eles como Monte Pascoal. Em seguida, encontram plantas com nome de rabo-de-asno, espécie de algas marinhas, e aves chamadas fura-buxos, ambas muito comum no litoral brasileiro.
A carta de Pero Vaz narra com clareza a relação dos portugueses com os habitantes locais, onde se espantaram com em que viviam, descalços, sem vergonha alguma por estarem completamente nus, e com a beleza das mulheres, que segundo Pero Vaz, faziam inveja as mulheres da Europa pela beleza de corpo.
Outro documento que comprova a chagada da expedição de Cabral ao Brasil, é a Relação do Piloto Anônimo, um complemento a carta de Pero Vaz de Caminha, pois descrevem fatos e características do Brasil que podem ser encontrados em ambas as cartas, como a forma de vida dos índios e a relação que tiveram com eles, e detalhes da fauna e flora exclusivas das terras brasileiras. O diferencial da Relação do Piloto Anônimo é que ele descreveu os detalhes técnicos de navegação utilizados pela expedição, fatos que Pero Vaz não tinha conhecimento algum.
Por ultimo, a carta do Mestre João Faras, conhecedor de medicina e estudioso da astrologia, narrou pouco sobre o que encontraram em terra firme, porem descreveu claramente o céu do Brasil, e a localização aproximada da nova terra, utilizando das melhores tecnologias para estudo de astrologia da época, citou constelações vistas no céu do Brasil como o Cruzeiro do Sul, entre outras, e com de instrumentos de navegação e observação dos astros, chegou a uma coordenada aproximada da nova terra, dando um endereço ao Brasil.
Todos os três documentos comprovam de maneira indiscutível a chegada dos portugueses ao Brasil em abril de 1500, já que os três citam características únicas do Brasil, e que a partir daquele momento era uma propriedade da coroa portuguesa.

Ler a carta de Pero Vaz de Caminha
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=552
Ler a carta de João Faras (Clique em baixar)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2240
Ler a relação do Piloto Anônimo 
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/histdescob4.htm