terça-feira, 21 de junho de 2011

Vietnã e EUA limpam agente laranja


Substância agiu como desfolhante na guerra
O Vietnã começou neste final de semana a primeira fase de um projeto conjunto com o ex-inimigo Estados Unidos para limpar os danos ambientais deixados pelos resíduos do desfolhante químico agente laranja, um duradouro legado da Guerra do Vietnã. O trabalho se concentra em uma antiga base militar americana no centro do país, onde o herbicida ficou estocado durante o conflito que terminou há mais de três décadas. É a primeira vez que os países trabalham em cooperação para limpar a contaminação.A embaixada americana em Hanói declarou que o ministério da defesa vietnamita começará a fazer uma varredura em áreas perto do aeroporto de Danang. Depois, irá trabalhar com a Agência de Desenvolvimento Internacional americana para remover dioxina do solo e de sedimentos no local, o que se espera deverá começar no ano que vem. 

Aviões americanos borrifaram milhões de litros da substância sobre o Vietnam do Sul durante a guerra, para destruir a cobertura vegetal que protegia os guerrilheiros. A contaminação por dioxina, componente do agente laranja ligado a câncer e doenças em fetos, permaneceu como assunto espinhoso entre os ex-inimigos, enquanto as relações entre eles cresciam em outras áreas. Washington demorou para responder à questão, argumentando durante anos que precisava de mais pesquisas para mostrar que a substância causara danos de saúde aos vietnamistas. "Como disse a secretária de estado Hillary Clinton em viagem ao Vietnã em outubro passado, a dioxina no solo é um legado de um doloroso passado que temos de partilhar, mas o projeto é um sinal de esperança que estamos construindo juntos", disse Virginia Palmer, da embaixada americana, na cerimônia de lançamento da iniciativa. Ela vai custar U$ 32 milhões e vai remover dioxina de 29 hectares em Danang, onde um estudo da consultoria canadense ambiental Hatfield encontrou niveis de 300 a 400 vezes maiores que os limites internacionais.

Duas outras bases americanas, em Bien Hoa e Phu Cat, também foram identificadas como locais de risco. A Guerra do Vietnã terminou no dia 30 de abril de 1975, quando os comunistas do norte assumiram o controle de Saigon, ex-capital do Vietnã do Sul, apoiado pelos americanos. A Cruz Vermelha america estima que 3 milhões de vietnamistas sofreram problemas de saúde relacionados à exposição ao agente laranja. Os EUA afirmam que os números são muito mais baixos, e coloca a culpa em outros fatores ambientais, informa a Msnbc
Foto: U.S. Army/Wiki Commons