domingo, 17 de abril de 2011

Abril de 2011, três eventos em um feriado só !


Ah... Um feriadão se aproximando. Até parece que o calendário aproveitou para festejar três eventos em um feriadão só. Vamos começar pelo 21/04 que já falei em sala que é uma data nacional, o dia de Tiradentes. Patrono da República. Coincide com o aniversário da fundação de Brasília, que neste ano completa 51 anos. 
Tiradentes, não foi esse herói todo, mas já tratamos isso em sala também. (Achei muito legal a figura dele abaixo, acho que a primeira dele com cara de mauzinho, e tem também a que postei anteriormente, que faz parte da revista da Biblioteca Nacional desse mês. A maioria das imagens, é dele bem parecido com Jesus Cristo). 



No feriadão também tem a Sexta-Feira da Paixão, Sábado de Aleluia e Páscoa. 
Todos muito preocupados com o chocolate (inclusive eu que já estou comendo horrores nos amigolates em sala). A verdade é que esquecemos o sentido original dessas datas simbólicas. Estamos nessa semana falando da Páscoa judaica, a cristã e alguns símbolos que no decorrer dos tempos se associaram à data. Resumindo, vamos vender ovos, comprar ovos e comer ovos. Mas, que tal refletirmos também sobre o seu real sentido e saber um pouco mais sobre esses fatos?