quinta-feira, 17 de março de 2011

ABAPORU na Capital Federal !!!

ABAPORU chegou pela primeira vez em Brasília !!! 
A obra de Tarsila do Amaral (1928) foi emprestada pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires para fazer parte de uma exposição só de artistas brasileiras, que vai ser aberta no próximo dia 23 no Palácio do Planalto.
A mostra “Mulheres artistas e brasileiras, produção do século 20” vai ser aberta pela presidente Dilma Rousseff. O presidente Barack Obama deve visitá-la, e aí ele também vai ter direito a um megaesquema de segurança, como o quadro teve na quarta-feira (16).
É a obra mais  conhecida de Tarsila, que foi criada para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolgou com a Tela e criou o movimento"Antropofágico". Abaporu na língua dos Tupis, significa "homem que come" e esse movimento criado pelos modernistas, desejava devorar a arte européia e obter como resultado a artes dos brasis. Uma arte totalmente nossa. 
Poucas pessoas também citam sobre a cabeça pequena do Abaporu e seu pé grande. Então! Uma população agrária sem estudos e a força de trabalho em massa, por isso o pezão. Quando Tarsila, une Abaporu com A Negra, na sua obra Antropofagia, aí ela fecha com chave de ouro. A Negra, uma figura feia e monstruosa, com seus seis grandes, é o leite fornecido pelo seio negro e a figura feminina que se contrapõe com a cultura ocidental dominante.  Logo, explica-se porque essa arte, essa pintura, irritou tanto a elite. 
Agora, resta saber se  todas as simples mulheres brasileiras, poderão ver ABAPORU, assim como Obama ... 
 A Negra 

Antropofagia (A Negra e O Abaporu)