domingo, 27 de fevereiro de 2011

Orações para Bobby


O filme desse final de semana foi o "Orações para Bobby" que um colega e educador me emprestou para assistir. É emocionante. Percebi que é um caminho árduo, tanto o da aceitação de si mesmo como o da família.  Tentei me colocar no lugar de Bobby, no lugar da mãe de Bobby e olha, são dois papéis difíceis que não estão acontecendo apenas nesse filme, mas nesse exato momento, em várias famílias. Acredito que esse filme surtiria mais efeito do que o kit contra a homofobia, mas sei que é muito utópico da minha parte, acreditar em uma sociedade que respeita as diferenças de cor, raça, gêneros e opções sexuais. Que, como educadores, possamos lutar contra a homofobia dentro de sala de aula, eu já presenciei cenas e afirmo que não é nada fácil. Nos falta capacitação para saber lidar com essa situação. Prossigamos. 


Sinopse:


"Orações para Bobby" é um dos principais filmes de 2009 sobre o drama de ser gay na adolescência. Quem viu (homossexual ou hétero) costuma se emocionar e até chorar. Um jovem se suicida após se sentir rejeitado pela mãe religiosa. A morte provoca um terremoto na família conservadora, e a história fica mais interessante com os desdobramentos: os parentes ficam se remoendo de culpa até encontrarem um caminho mais digno de superar o trauma.
Baseada em fatos reais, a produção é inspirada no livro "Prayers for Bobby: A Mother's Coming to Terms with the Suicide of Her Gay Son", de Leroy Aarons, sem lançamento em português. O filme foi exibido apenas na TV norte-americana, no canal Lifetime, que pode ser considerado um canal para donas-de-casa.