terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Abertura Projeto Para-didático INSEF



Ontem (14/02) foi a abertura do primeiro Projeto Paradidático do INSEF. Bom, já é sabido que faço parte da primeira equipe e que euzinha fiz a abertura (já avisei aos professores veteranos que estão na minha listinha pelo batizado que me submeteram, rs). Bom, quero deixar aqui registrado o tema e os vídeos que foram apresentados, pois acho muito importante. 

Nosso tema: Mulher, sexo frágil? 

Devido o tema, o grupo escolheu um vídeo que é um resumo do livro Lutadoras, onde podemos perceber que não é fragilidade a característica principal dessas mulheres que lutaram pela emancipação feminina e também pelos direitos trabalhistas. A divisão foi mais ou menos essa:


a - Mulheres Pioneiras: Flora Tristan e Louise Michell, para as quais a luta das mulheres por seus direitos e dos trabalhadores do mundo se vinculavam às tarefas de emancipação da mulher e do proletariado.

b - Mulheres Internacionalistas: Rosa Luxemburgo e Clara Zetkin, que souberam enfrentar a traição do partido social-democrata alemão quando estourou a primeira guerra mundial.


c - Mulheres Rebeldes: Carmela Jeria, Lucrecia Toriz e Marcia Cano. Mulheres lutadoras latino-americanas que estiveram à frente das lutas operárias e populares no início do século XX do Rio Bravo à Patagônia austral.


d - Mulheres Combativas: Marvel Scholl e Clara Dunne e Genora Johnson Dollinger, presentes nas fileiras das greves operárias e referência classista do proletariado estaduniudense.


e - Mulheres Vermelhas: Natalia Sedova, Pen Li Lan, Mika Etchebéhere, que estiveram nas frentes de combate das Revolucões Russa, Chinesa e Espanhola;


f - Mulheres Indomáveis: Nadehzda Joffe, Edith Bonne e Patrícia Galvão. Mulheres que resistiram à prisão e às torturas, sem abdicar de seus ideais quando foram vítimas do terror stalinista na ex-União Soviética e nos países que seguiam suas orientações.


Também tivemos vídeos de campanhas contra a violência doméstica à mulher e uma homenagem a nós, citando nossas características. 

Amanhã, será o momento de palestra sobre a Lei Maria da Penha com o representante da Secretaria de Atenção à Mulher, o sr. Luís Henrique. A informação é uma grande arma para a luta contra a violência que muitas mulheres ainda sofrem em pleno século XXI. 

Minhas turminhas de 6ª série já estão elaborando seus murais, pois ficamos com o tema "A mulher e a MPB". Está ficando muitooooooooooo bom! (Sou suspeita pra falar). 

Aproveitar a oportunidade para agradecer a turma do 9º ano A, afinal me elegeram como sua conselheira de classe. Vai ser um desafio e tanto. Obrigado

Prossigamos, pois o ano está apenas começando.