domingo, 2 de janeiro de 2011

A posse da Presidenta Dilma



Sabe-se que a Sra. Dilma não ganhou a Presidência, ainda que de forma democrática e legítima, por ser mulher. Mas, pela sombra do seu antecessor. Tanto que sua posse, mais parecia a despedida do ex-presidente (com direito a hino do seu time de futebol), que fez um ótimo governo, do que a posse da primeira mulher ao cargo máximo da nossa Nação. 

Mas, já é um começo, pois bem sabemos que ainda somos uma Nação machista que tem ainda por herança o pensamento patriarcal adquirido ainda em nossa colonização. 

É um grande começo. 

Mesmo sendo mulher, vai governar como homem, se comparado com Lula, que foi muito mais emotivo e de alma feminina que a própria presidenta Dilma. Vai ter pulso para aguentar e talvez nem precise -  já que tem a maioria no Congresso Nacional e a oposição já declarou que vai ser discreta -, e fará um bom governo. 

Espero que sua equipe, também formada por algumas mulheres, possa fazer um belo trabalho. 

Seu discurso de posse foi cansativo, pois diferente do simpático e possuidor de uma ótima oratória, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma é mais técnica. Segurou o choro, enquanto Lula se derramou em lágrimas. Algo inaceitável a um homem no passado. 

O Brasil precisa de mudanças legislativas, independente de ser o seu governante homem ou mulher. E esse é um ótimo período para se começar. Que a nossa presidenta, aproveite com boas estratégias essa maré boa deixada pelo seu antecessor e pela maioria aliada eleita de forma democrática no Congresso Nacional.