sábado, 21 de agosto de 2010

Fim da Especialização

Ahhh! Agora posso suspirar... e respirar. 

 Acabou ontem a minha Especialização em Artes, Educação e Tecnologias Contemporâneas (ARTEDUCA) pelo Instituto de Artes da UnB. 

Nossa! Quase fiquei pelo meio do caminho, pois tive que me adaptar, me disciplinar, cumprir prazos, pesquisar, trabalhar virtualmente em grupo. Falando em grupo, bem sei que o meu (E14) arrasou. Aline, Gil, Márcia e Eu. Metodologia Colaborativa. 

Já venho aplicando os ensinamentos em sala de aula e é maravilhoso ver os resultados. Mas há também escolas que não avançam, não utilizam as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizado. Ainda há muito o que fazer. 

Sobre a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, paixão à primeira vista. 

Sempre fui a favor da Arte prática, não desconsiderando a teoria e a História da Arte, de maneira alguma. Mas permitir e incentivar o aluno produzir, desenvolver habilidades, dons, talentos, seja qual for a linguagem artística, não tem preço, não tem como descrever. 

O professor sai do centro do processo e o aluno participa. Como disse Paulo Freire, ninguém educa ninguém...

Estou feliz. 

Pela conquista e pelo tempo que vou ter a partir desse sábado para cuidar de mim, da minha casa, do meu filho, dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, e hoje já pude retornar às minhas leituras. Retornei ao livro "O ensaio da cegueira" de José Saramago. 

Para uma amante da leitura, ficar 16 meses sem poder ler bons livros, foi uma sensação de amputação diária. Mas o motivo é válido. 

Quero agradecer ao meu grupo, a Elizabete (Tatuapé/SP), Sheila Campelo, Antônio Bianchi e Kátia Teresa por tudo!!! Tudo!!! Tudo!!!

A semente foi plantada, agora é hora de cuidar, regar, colher e continuar plantando. 

Pretendo continuar me capacitando, mas descansar é bom e faz bem, rs.