quarta-feira, 30 de julho de 2008

Compreendendo a Adolescência
É justamente nesse período da vida que a ânsia pelo novo toma conta dos pensamentos - é a Natureza chamando-os para a vida adulta. Em termos fisiológicos, o processo pode ser explicado pelo embotamento do sistema de recompensa do cérebro - que é um "conjunto de estruturas que nos premiam com uma sensação de prazer e nos fazem querer mais de tudo o que é bom ou dá certo", explica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel no livro "O cérebro em transformação" (Editora Objetiva).
Nessa fase, os antigos prazeres, como jogar bola ou brincar de correr, não são mais suficientes para ativar essa área, que tem como principais jogadores duas regiões do cérebro - a área tegmentar ventral e o núcleo acumbente, ambas localizadas no terreno central do órgão. A primeira recebe informações dos sentidos sobre o que está acontecendo com o corpo, e do córtex pré-frontal (que fica bem atrás da testa), as intenções que guiaram esse comportamento. Se a avaliação é de que "sim, o que acaba de acontecer é interessante!", a área tegmentar central derrama dopamina sobre o núcleo acumbente. A sensação de bem-estar que decorre dessa situação pode vir tanto da quantidade de dopamina, uma substância responsável pela comunicação entre neurônios, quanto pela atividade do núcleo acumbente.
Mas, justamente nessa fase da vida, os seres humanos sofrem uma baixa das substâncias químicas cerebrais que recebem a dopamina. Durante a adolescência, o núcleo acumbente perde um terço dos seus receptores. Ou seja, é preciso produzir um estímulo muito mais gratificante - para que se despejem quantidades generosas de dopamina -, para conseguir um resultado, que em termos de bem-estar e prazer ainda é menos intenso do que as brincadeiras de pega-pega das crianças.
Por isso, os jovens valorizam tanto as novidades - uma vez que os antigos estímulos não surtem mais efeitos, o cérebro procura nas novas situações outras possibilidades de satisfação.
Fonte: Revista Onda Jovem ano 4 n.11 junho/agosto 200850/51