Diário Literário - Só por hoje e para sempre
41/2015 - Renato "Russo" Manfredini Júnior, cantor e compositor é conhecido por várias canções que se tornaram clássicos do rock brasileiro. Infelizmente, também se deu a conhecer pelos seus excessos e abusos e por sua dependência química. Eis o motivo que o levou à internação em abril de 1993 na clínica de reabilitação Vila Serena, no Rio de Janeiro. Lá, ele passou vinte e nove dias internado:
"passei vinte e nove meses num navio/e vinte e nove dias na prisão/e aos vinte e nove com o retorno de Saturno/decidi começar a viver"
Só por hoje e para sempre: diário do recomeço é o relato com o seu plano de tratamento, com as análises sobre as propostas ao artista para seguir o Programa dos Doze Passos, criado pelos fundadores dos alcoólicos anônimos e o relato da sua visão sobre os outros internos e sobre o seu próprio tratamento.
Em Vila Serena, Renato entrou em contato com seus defeitos de caráter, reconheceu a adicção como uma doença e reconquistou sua auto-estima. Seus relatos são sinceros e também irônicos, sem contar que demonstram seu interesse em mudar de vida. Alguns trechos demonstram que a passagem de Renato na clínica influenciou seu trabalho, tanto no álbum que foi lançado no mesmo ano, intitulado O descobrimento do Brasil como em outras composições:
"Mas, você finalmente provou ser mais forte - nunca atingi seu trabalho, sua criatividade ou seu amor pelos seus (...) Seu Poder Superior é muito forte e acho que você deve seguir seu caminho. Estarei adormecido, e digo isso porque sei que disso você sabe. Você me contra agora e não tenho mais espaço para respirar. Você sabe que vou tentar voltar. Mas reconheço minha derrota. Cuidado comigo. Seu medo" pg 18
"Tenho um sorriso bobo parecido com soluço, enquanto o caos segue em frente com toda a calma do mundo" Sereníssima
"Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" Há tempos
"Hoje não dá, vou consertar a minha casa quebrada, e descansar" Os anjos
"O sol que a chuva apagou" Giz
"Só por hoje, eu não vou me destruir, posso até, ficar triste se eu quiser e só por hoje, ao menos isso eu aprendi" Só por hoje
Super indico.