O livro também foi comprado pelo mesmo motivo citado na postagem anterior e também é um copilado de capítulos escritos por vários especialista na área da Educação. O capítulo I aborda sobre a importância do mapeamento genético para identificar mutações específicas que estão associadas ao TEA. O capítulo foi escrito por Amanda Leal, especialista em área inclusiva, Terapia Cognitiva Comportamental, desenvolvimento infantil e Terapia ABA.
Para mim, que já li muito sobre TDAH e quase nada sobre TEA, o livro me trouxe mais informações novas sobre o tema. O capítulo sobre Mães de Autista Severo (TDI): dores ocultas escrito por Maria Gorete, psicóloga clínica e especialista em TCC, ABA e Autismo descreve sobre o papel das mães e como necessitam de suporte. Fiquei um pouco em dúvida porque a autora coloca a sigla TDI no título e tive que reler algumas vezes para entender a conciliação entre autismo severo e Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI). Bom, não vou explanar o que entendi com receio de explicar errado, mas vou pesquisar mais. No final do capítulo tem endereços de Ong´s de apoio para famílias com autistas.
Novamente o capítulo que mais gostei foi da profissional Ana Cordeiro (que citei na postagem anterior) Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento. No capítulo temos os princípios básicos da análise comportamental aplicada (ABA) que não é um método de trabalho e sim uma ciência muito interessante. Tudo é comportamento e comportamento é tudo o que fazemos. Bom, eu indico muito esse capítulo ou um aprofundamento no tema. Achei sensacional!
A doutoranda em Educação Deise Saraiva escreve sobre Caminhos para inclusão na Igreja Cristã, tema que eu achei muito pertinente. Ela explana a técnica C.E.A.M e demonstra procedimentos possíveis para auxiliar o membro autista na programação religiosa. Nesse capítulo que conheci o termo Teoria da Mente, ausente em pessoas com autismo.
O livro é um bom pontapé para o aprofundamento do tema tão urgente na área educacional. Não é um guia completo, mas em nada diminui a possibilidade em acrescentar na nossa área educacional. Também da Editora APMC.