terça-feira, 31 de março de 2020

Pequena Abelha - Chris Cleave


Pequena Abelha é uma leitura que consegue ser pesada (pela realidade do tema abordado) e leve (sutileza das personagens) ao mesmo tempo. Você adentra nos dilemas de cada personagem e, não é julgamento que antecede cada sentimento em relação aos personagens, surge empatia. Até mesmo quando o tema é ilegalidade. 

Pois então, antes de começar, quero falar um pouco sobre o autor. Chris Cleave é um escritor e jornalista britânico. Pequena Abelha é é o seu segundo romance publicado e ele foi inspirado a escrevê-lo ainda em sua infância na África Ocidental. O livro será adaptado para o cinema com a participação da Nicole Kidman. 

Pequena Abelha é uma adolescente de 16 anos que no início do romance está saindo do Centro de Detenção de Imigração (Essex) na Grã-Bretanha. Lá, permaneceu por dois anos após entrar ilegalmente no país. O motivo da sua entrada foi a fuga das guerras do petróleo em seu país, a Nigéria. 

Sobre a República Federal da Nigéria, a sua grande riqueza é o petróleo. É um país rico em recursos naturais e reservas de petróleo. Mas, a verba de arrecadação da receita não beneficia a população. O desvio de verbas é um grande problema, mesmo o petróleo sendo 95% das exportações, 80% da receita e 20% do PIB. O autor não quis focar nessa questão, mas acredito que pela escolha do tema, é possível deduzir que, vários habitantes passam por problemas relacionados à exploração petrolífera. 

"Pequena Abelha" é essa menina que acaba de sair da detenção e procura pelo casal Andrew e Sarah. Ambos são jornalistas e levam suas vidas pacatas no subúrbio inglês. O filho do casal se chama Charlie que não tira a roupa do personagem Batman. Sua rotina está baseada em ser um herói e enfrentar vilões. Esse encontro se deve a um incidente entre os três ocorrido no país de "Pequena Abelha" dois anos atrás em uma viagem do casal. 

Vou parar por aqui, pois como pediu o autor:

"Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola". 

Concordo e confirmo sobre a narrativa. Prepare o coração.