sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 (livros e filmes)

Ufa! 
Foram 35 livros e 53 filmes.
Os livros:
1- Máximas do Marquês de Sabugi. João Bosco Marinho.
2- Ostra feliz não faz pérola. Rubem Alves. 
3- As prostitutas na História. Nickie Roberts. 
4- Auto-engano. Eduardo Gianetti.
5- Miguel de Cervantes. O engenhoso fidaldo Dom Quixote de La Mancha. 
6- Cem anos de solidão. Gabriel García Marques. (ÓTIMO!)
7- Perdas necessárias. Judith Viorst.
8- El principito. Saint-Éxupery.
9- O livreiro de Cabul. Asne Seierstad.
10- História Universal: emerge a Grécia. Carl Grimberg.
11- Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na História do Brasil. Mary del Priore.
12- 1822. Laurentino Gomes. 
13- Deja de hacerte daño. Melody Beattie.
14- Comer, rezar, amar. Elizabeth Gilbert.
15- Caras como eu: a manhã seguinte sempre chega. Gabito Nunes. 
16- Rangers: ordem dos arqueiros. volume 1. John Flanagan.
17- Por que os homens amam as mulheres poderosas? Sherry Argov.
18- Comprometida. Elizabet Gilbert. 
19- A menina que roubava livros. Markus Zusak. (ADOREI!)
20- O evangelho segundo Jesus Cristo. Saramago.
21- O morro dos ventos uivantes. Emily Bronte. 
22- O menino do pijama listrado. John Boyne. 
23- Feliz por nada. Martha Medeiros. 
24- Por que os homens se casam com as mulheres poderosas? Sherry Argov. (Não gostei, preferi o primeiro).
25- Diálogo dos mortos. Luciano de Samósata. 
26- Deixe os homens aos seus pés. Marie Forleo. (PÉSSIMO!)
27- A batalha do Apocalipse. Eduardo Spohr. (O cara manda muito bem!)
28- Uma breve história do século XX. Geoffrey Blainey. 
29- O homem que calculava. Malba Tahan. 
30- Bórgia: sangue para o papa. Manara e Jodorowsky. (POLÊMICO!)
31- Bórgia: opoder e o incesto.  Manara e Jodorowsky. (POLÊMICO!)
32- Uma professora muito maluquinha. Ziraldo.
33- La suma de los días. Isabel Allende. (LINDO!)
34- O retorno do jovem princípe. A.G. Roemmers. 
35- O clube do filme. David Gilmour. 

Filmes:
1- Domésticas; 2- O livro de Eli; 3- Coincidências do amor; 4- Closer (LINDO!); 5- Eu odeio o dia dos namorados; 6- Frida; 7- Tempos modernos; 8- Os deuses devem estar loucos I; 9- Os deuses devem estar loucos II; 10- Centurião; 11- Caça às bruxas; 12- Documentário Pearl Harbor; 13- A jovem rainha Vitória; 14- Henrique IV; 15- A insustentável leveza do ser; 16- Cilada.com; 17- Esposa de mentirinha; 18- Cisne negro; 19- Documentário Hiroshima; 20- A vida é bela; 21- O pequeno príncipe; 22- O homem do futuro; 23- Capitães de areia; 24- Drácula de Bram Stocker; 25- E sua mãe também; 26- O morro dos ventos uivantes; 27- A garota da capa vermelha; 28- Amanhecer; 29- Canudos; 30- Brasil, uma verdade inconveniente; 31- Caravaggio; 32- O menino do pijama listrado; 33- O amor e outras drogas; 34- A escolha de Sofia; 35- O retrato de Dorian Gray; 36- Hannibal, a origem do mal; 37- Conan, o bárbaro; 38- Uma noite no museu I; 39- Uma noite no museu II; 40- Diários de motocicleta; 41- Agonia e êxtase; 42- A casa dos espíritos. 43- O grande ditador; 44- Caçador de pipas; 45- Comer, rezar e amar; 46- Percy Anderson, o ladrão de raios; 47-  O zelador animal; 48- Falando grego; 49- The Wall; 50- Orações para Bobby; 51- Robin Hood; 52- A menina do brinco de pérola; 53- De pernas pro ar. 

E estou aqui na minha estante com livros e filmes para assistir em 2012. 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Colação de Grau - 8ª série turmas: A, B e C ano: 2011

Colação de Grau - 8ª série turmas: A, B e C ano: 2011
08/12/2011 19h30
Meu discurso para à turma que sou conselheira 8ª A
"como professora de História, tenho que aprender muitas histórias, desde o aparecimento do ser humano até os dias atuais ... porém, nesta noite, o que realmente importa é a nossa estória".
Senhoras e senhores, alunos e alunas do 9º ano A, B e C, boa noite.

Eu poderia começar esse discurso com o celebre conselho “use filtro solar”, porém quantos de vocês aqui, mesmo conhecendo a importância do uso, realmente usaram?

Portanto, entretanto, contudo e, sobretudo não pretendo nesta noite ser a bula que vai indicar os benefícios ou as reações adversas de todo conhecimento adquirido nesta instituição. Muito menos fazer dessa noite uma despedida estilo “no dia em que saí do Fênix minha conselheira disse, aluno vem cá, passou a mão em meus cabelos, me olhou nos olhos e começou falar...”. Não.

Decidi apenas, não somente representar a Instituição que confiou a mim essa honra de discursar, mas também representar aqui todos os meus colegas docentes que participaram desse processo, que chamo de missão. Então, de forma breve quero usar esse momento para agradecer e justificar.

Agradecer a vocês alunos, pois o ensino não é possível sem a entrega e colaboração da parte de vocês. Como disse Paulo Freireninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Quero agradecer também a confiança e o ensinamento que também nos trouxeram no decorrer dessa caminhada, pois acreditem, todos nós aprendemos, mesmo no papel de educador.

Bem, sobre as broncas, saibam que elas se fazem necessárias e que muitas vezes, são bússolas necessárias que nos direcionam nesse momento, chamado adolescência, onde a vida mostra seu pior desafio... escolher o nosso futuro, quando o nosso corpo, mente e tudo ao nosso redor clama por diversão e prazer.

Agora vocês estão partindo para uma nova etapa e tão certo quanto tempo é tempo, no passado, presente e futuro ou água, no seu estado sólido, líquido ou gasoso é água, vocês estão levando dentro de si, todos os fundamentos que receberam aqui e o mundo há de cobrá-los. O que solicitamos é que dêem continuidade e levem todo o aprendizado e também esta família como parte da história de cada um de vocês. Mais importante que conhecer a história do mundo e do Brasil, é ser personagem ativo da sua própria história. Livre arbítrio foi algo presenteado por Deus à toda Humanidade, e na História da mesma, estudamos os resultados desse uso. Então, para finalizar quero deixar aqui o conselho dado pelo homem considerado o mais sábio da História:

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer”. (Eclesiastes 12:9-12)

Parabéns!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Aviso aos alunos da 8ª e 6ª série A

8ª série A e B - Na sexta-feira (09/12) faremos um amigo-da-onça (explico no dia) literário. Cada aluno deve levar um livro usado e que esteja em bom estado. O professor de Artes vai ceder (e participar) o 4º horário da sua disciplina na 8ª B, então faremos as com as duas turmas juntas. Quanto melhor o livro, maior será a disputa pelo livro.

 6ª série A - Na sexta-feira (09/12) faremos o nosso amigo oculto de chocolate (caixa de bombom ou barra de chocolate) no meu segundo horário. Os nomes serão tirados no dia.

Não deixem de participar!

Uma reflexão... (apenas uma reflexão)

DEUS SEGUNDO SPINOZA (1.600...)

“Pára de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontrarás em nenhum livro!

Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei;essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.

Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?

Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim.Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?

Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato?

Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti.

Baruch Spinoza

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Admirável (?) mundo novo










PS: Para descontrair um pouco essa tensão de final de ano (provas, diários, estudos, metas, planos e tudo que se repete e nos acomete em um final de ano).