sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tancredo, A Travessia (2011) - TRAILER OFICIAL DO FILME


Olha aí uma super dica para os alunos da 8ª série (que estão estudando o assunto) e também para os da 7ª que vão analisar ano que vêm. Aliás, uma dica para todos os que gostam tanto da História do nosso país, para analisá-la, criticá-la e também para aqueles que apreciam e investem no cinema brasileiro. Já estou lendo algumas críticas sobre o filme antes, eu gosto de fazer isso. Não sei quando chega à Brasília, espero que logo e em todos os cines, pois filmes assim costumam ser só em cinemas longe. 

http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/10/27/documentario-

examina-a-figura-politica-de-tancredo-neves.jhtm

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oba!!! Sexta-feira !!!


Tu te torna eternamente responsável pelo que cativas
Antoine de Santi-Exupéry 
O pequeno princípe

Bertold Brecht


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro


Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário


Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável


Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei


Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Todo dia é dia de falar de política (II)

"De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto

RUI BARBOSA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubro rosa - Participe da luta contra o câncer de mama




Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga, foi uma mulher à frente do seu tempo, com toda certeza. Escandalizou uma sociedade aristocrata e patriarcal por abrir mão do seu casamento, fazer da sua música seu ganha pão, lutar pela abolição da escravatura, ser a favor da República e ter um caso com um homem 36 anos mais jovem do que ela. Assim, com essas palavras podemos tentar resumir a vida dessa mulher que viveu de 1847 a 1935. 

Francisca Edwiges foi filha de uma negra com um militar, só por isso podemos afirmar que seu nascimento foge dos padrões impostos pela elite da época. Seu pai, José Basileu Gonzaga, um militar bem-sucedido, casou-se com Rosa Maria de Lima, contra a vontade da sua família. A menina foi criada para ser um sinhá, sendo alfabetizada e recebendo educação musical. Casou-se muito nova, aos 16 anos com Jacinto Ribeiro do Amaral, que demonstraria logo seu ciúme por Chiquinha com o presente que recebera do pai, um piano.
Para se ter uma ideia o ciúme do piano foi tanto que seu marido tentou afastá-la do instrumento, levando-a para o transporte de soldados e armas durante a Guerra do Paraguai, pois era dono de um navio mercante, o São Paulo. Não adiantou, Chiquinha arrumou um violão e recebeu o ultimato: a música ou eu. 
Chiquinha não pensou duas vezes e decidiu pela música, o que fez sua família considerá-la como morta. Onde já se viu, uma mulher abandonar o seu lar? Lá se vai então Chiquinha entrar para o mundo musical boêmio e tornar a música seu ganha pão, mais um escândalo para a sociedade conservadora da época. E foi nessa sociedade que ela introduziu músicas populares brasileiras, assim como instrumentos também populares (violão, violas e pandeiros). Nossa personagem também divulgou o maxixe, uma adaptação aos ritmos que os mestiços, negros e brancos pobres dançavam. 
Como abolicionista, este presente em festivais que arrecadavam dinheiro para comprar alforria de escravos. Vendeu de porta em porta suas músicas e obteve dinheiro para comprar a liberdade do escravo Zé da Flauta. Participou em muitos protestos contra a monarquia em locais públicos, praças e cafés. Sua composição mais conhecida com certeza é "Ó abre alas" primeira música feita especialmente para o carnaval. 
Finalizando esse pequeno texto sobre Chiquinha Gonzaga, a mesma teve um romance que durou até o fim da sua vida com um rapaz 36 anos mais jovem do que ela, afirmando em muitas ocasiões que era seu filho. Chiquinha morreu em 28 de fevereiro de 1935, data próxima ao carnaval, deixando para as gerações posteriores sua ousadia e acréscimos para cultura popular brasileira. Sally B


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Porque política é algo para se refletir todo dia!



Você sabe que um candidato é mentiroso e tenta enganá-lo quando: 1) tem soluções para todos os problemas e, pior, tenta provar que há recursos e que é possível resolvê-los todos se for eleito; 2) diz que vai realizar mais obras e prestar mais serviços (aumentar as despesas) e, ao mesmo tempo, afirma que vai reduzir impostos, ou que não vai aumentá-los; (...) 5) é incapaz de responder objetivamente a uma pergunta clara e direta ou, ao ser questionado sobre um fato polêmico ou tema embaraçoso, finge que responde; divaga sem chegar à conclusão; ou muda de assunto e responde outra coisa; (...) 6) tem a incrível capacidade de dizer, sempre, exatamente aquilo que você quer ouvir; (...) 12) já tendo ocupado cargos públicos ou eletivos, insiste em criticar e denegrir a classe política, como se não fizesse parte dela; (...) 16) promete resolver problemas fora de sua alçada (ex-vereador promete congelar o preço de bens alimentícios; deputado promete reduzir os juros bancários;. etc.)
                Além do significado das palavras, é preciso compreender o significado das imagens, pois através delas o candidato também tenta influir na formação de sua imagem diante dos eleitores. Eis o que vai por trás de alguma delas: a) com criancinhas no colo ou afagando animais: boa índole, sensibilidade; b) abraçando pessoas de outras raças: ausência de discriminação ou de preconceito racial; (...) cercado de jovens: modernidade, capacidade de compreensão dos problemas e aspirações; e) com esposa em eventos: companheirismo, valorização da mulher como pessoa ativa e atuante (eventualmente, demonstrar que boatos relativos a adultérios ou desvios de conduta sexual são falsos); (...) i) em mangas de camisa, suando e com cabelo desalinhado: dinamismo, ação, disposição para trabalhar, simplicidade; (...) l) em reunião de trabalho (sempre de pé ou em posição de destaque): demonstra que tem espírito de equipe, liderança, preparo, conhecimento superior, autoridade; (...) n) confraternização com gente pobre ou operários: simplicidade, fácil acesso, ausência de arrogância, humildade (...).
Adaptado de: KUNTZ, Ronald. Você sabe que um candidato é mentiroso e tenta enganá-lo quando.
In: DIMENSTEIN, Gilberto (org). Como não ser enganado nas eleições. São Paulo: Ática, 1994. p. 22-3. 

domingo, 9 de outubro de 2011

Apoio a crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem

Meus Amigos / Minhas Amigas,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Apoio a crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N14905 

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

Obrigado,
Sally Rosalin Barroso Inácio 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Frase

A relação da História com a memória é complicada. A primeira serve à segunda, que por sua vez a recria, conforme a época. Daí o herói de hoje virar vilão amanhã e vice-versa. 
Ronaldo Vainfas

domingo, 2 de outubro de 2011

Navio Negreiro (Trabalho 6ª série A e B)


Não é fácil assistir os trechos desse filme (Amistad) sobre a escravidão negra, mas vai ajudar muito na descrição que vocês devem fazer em dois relatos: 
- Sobre a captura na África e a viagem até o Brasil no navio negreiro (5 pontos);
- Sobre o trabalho escravo nesse chamado Novo Mundo nos engenhos de açúcar (5 pontos).
Esses relatos serão escritos da mesma maneira que vocês escreveram sobre a chegada dos europeus na posição dos indígenas. Agora vocês vão escrever esses relatos na posição do escravo negro. Não deixem de refletir sobre o assunto.